Negro ou pardo em cotas de concursos públicos, como provar que sou?
Comprovar se você é negro ou pardo em cotas de concurso público é essencial para exercício da sua cidadania. Pois o nosso país tem diversas qualidades, mas também é rico em defeitos e um deles é o racismo.
Portanto fica a cargo dos órgãos públicos eliminar esse problema e uma das maneiras encontradas foi a chamada cota racial. Isto é em concursos públicos uma parcela das vagas é exclusiva para grupos de pessoas negras e pardas.
Dessa forma esse grupo consegue fazer parte do serviço e avançar na busca por seus direitos básicos. Contudo um dos problemas enfrentados por essas pessoas ao participar dos processos seletivos é a comprovação racial. Afinal a avaliação ainda não é um tema conhecido e em alguns casos pode aumentar o preconceito contra essas pessoas.
Então se você quer conhecer como é feita a comprovação racial, o texto a seguir é para você. Nele iremos falar um pouco sobre a trajetória das cotas, sua importância e como é feita uma avaliação. E para conhecer todos esses assuntos, é só continuar lendo!
Trajetória das cotas raciais no Brasil
Há quem diga que não existe mais racismo em nosso país, mas existem inúmeros casos todos os dias. Afinal racismo vai muito além de não aceitar pessoas com pele em tonalidades diferentes. Nesse sentido uma das principais formas de racismo que podemos presenciar está na educação.
Pois pessoas negras ou pardas não tinham acesso ao ensino superior de maneira fácil e muitos precisavam estudar mais que pessoas brancas para conseguir uma vaga. Dessa forma o ensino superior e os concursos públicos não viam a aprovação de negro e pardos com frequência.
Então para modificar isso em 2012 foi criada a Lei de Cotas, que visa reservar um percentual de vagas para grupos excluídos. Assim agora temos vagas exclusivas para candidatos negros e pardos em todos os processos seletivos públicos. Portanto o número de pessoas dessas etnias atuando no serviço subiu de maneira absurda.
Em contrapartida surgiu um preconceito por parte da população que afirma que as cotas excluem ainda mais o grupo. Porém esse é um assunto que merece debate e o intuito do nosso texto é apenas informar você sobre o tema.
Importâncias das cotas para negros e pardos
As cotas raciais são uma das melhores formas de eliminar as desigualdades vistas em nosso país. Pois essa população apesar de ser maioria em nosso país, também é a que mais sofreu com a exclusão.
Nesse sentido negros e pardos tem uma necessidade enorme de serem incluídos na sociedade. E para garantir isso foram criadas as cotas, que visam trazer esse grupo para dentro das universidades e do serviço público.
Porém o benefício mais importante das cotas no concurso público é que elas motivam outros a participarem da seleção. Afinal ao ver alguém igual a nós exercendo uma atividade importante, temos certeza que é possível.
Dessa forma os jovens negros e pardos, ao constatarem a efetividade das cotas raciais, passam a usá-la também. E isso poderá tornar esses grupos excluídos partes funcionais da sociedade. Além disso devido ao preconceito estrutural, precisamos de formas de nos afirmar enquanto pessoas.
E se tornar um servidor público é uma das melhores maneiras, pois o servidor negro ou pardo irá participar de maneira ativa do Estado. Contudo é preciso que haja regras para a seleção dos candidatos, visto que muitas pessoas usufruem das cotas raciais para obter vantagens. E isso prejudica todo um ideal e pode ser um excludente desses grupos.
Como comprovar que sou negro ou pardo
Logo no momento da inscrição já é possível se declarar negro ou pardo e após realizar isso, você já será incluído nas cotas. Assim a maioria dos concursos públicos não exige outros documentos comprobatórios.
Dessa forma só é preciso assinalar a opção e prosseguir com a sua inscrição. Contudo por não precisar comprovar essa questão, muitos realizam golpes para ter acesso às cotas. Afinal a concorrência tende a ser menor e a chance de conseguir a vaga aumenta muito.
Porém em alguns casos ocorrem denúncias e nessas circunstâncias é preciso comprovar a necessidade de participação nas cotas. Então será hora de realizar uma auto declaração, onde precisa anexar uma foto que comprove a coloração negra ou parda em sua pele.
A auto declaração nada mais é que uma carta onde você confirma ser negro ou pardo. Pois não existem formas científicas de se estabelecer isso, o que torna impossível determinar a etnia de alguém.
Essas etapas servem para que a inclusão não sofra distorção e deixe de servir ao seu verdadeiro propósito. Muitas pessoas já tentaram burlar o sistema de cotas e isso causa polêmicas até os dias de hoje. Então só faça o requerimento das cotas se for algo necessário e que lhe sirva, pois muitos podem ser prejudicados pela sua falta de caráter.
O site mais atualizado de 2024!