Acesse Nossas Redes Sociais

Programas Sociais

Novo Auxílio Emergencial Pernambuco: Valor, Parcelas, Cadastro

Publicado

em

A cidade do Recife começou a registrar os domicílios afetados pelas fortes chuvas no final de maio.

O prefeito da cidade, João Henrique Campos, anunciou que, juntamente com o governo do estado e a Câmara Municipal, será pago um auxílio emergencial de 2.500 reais para cada família afetadas pelo desastre.

Contudo, este benefício será distribuído às famílias cadastradas no CadÚnico.

Ressaltando que o Novo Auxílio Emergencial Pernambuco será de 2.500 reais parcelado para famílias que vivem em áreas de risco e pontos de inundação.

Se deseja saber mais sobre o assunto, então, confira todos os detalhes sobre: Novo Auxílio Emergencial Pernambuco. Confira!

auxilio-pernambuco Novo Auxílio Emergencial Pernambuco: Valor, Parcelas, Cadastro

Novo Auxílio Emergencial Pernambuco: quem possui direito

Para identificar as famílias que poderiam se beneficiar do atendimento emergencial, a Prefeitura mobilizou cerca de 140 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (ASACES) que terão a tarefa de validar informações sobre todos os danos materiais acometidos as famílias.

O aplicativo utilizado para simplificar o processo de coleta e confirmação de dados domiciliares é o CadÚnico, você pode acessar Clicando Aqui.

Por meio da plataforma, os agentes poderão inserir informações representativas de cada domicílio afetado, números de telefone atualizados, composição do domicílio (por faixa etária), endereços e a possibilidade de anexar informações sobre a casa e os bens danificados, podendo enviar Imagens dos móveis, eletrodomésticos, etc

Ao final desse processo, as famílias receberão uma mensagem via WhatsApp confirmando o atendimento da conta oficial da Prefeitura.

Após a análise dos dados, as famílias consideradas elegíveis ao Novo Auxílio Emergencial Pernambuco receberão novamente uma mensagem pelo mesmo canal do WhatsApp com orientações sobre o pagamento do auxílio emergencial.

O depósito do valor ocorrerá sempre em nome do representante legal da família – pessoa inscrita no CadÚnico. Moradores afetados pelas chuvas, mas ainda não cadastrados no banco de dados, receberão orientações sobre como se inscrever no programa para receber o Novo Auxílio Emergencial Pernambuco.

Durante um período de cinco dias, a cidade de Recife recebeu mais de 550 mm de chuva, o equivalente a mais de um quarto da precipitação média anual da cidade.

Um deslizamento de terra causado pelas chuvas em Pernambuco matou 128 pessoas, deixou mais de 61 mil desabrigados, deixando 9.631 famílias desabrigadas, segundo informações divulgadas pela Proteção Civil.

Um total de 54 cidades pernambucanas foram afetadas pela chuva, das quais 37 já declararam estado de emergência.

Além do auxílio emergencial de 1.000 reais, a administração municipal também anunciou o aumento do valor do subsídio habitacional, que passará de 200 reais para 300 reais. A atualização também afetará os atuais 5.594 beneficiários, bem como aqueles que serão cadastrados no esquema pela Defesa Civil e Equipe de Assistência Social.

novo-auxilio-emergencial-pernambuco-valor-parcelas Novo Auxílio Emergencial Pernambuco: Valor, Parcelas, Cadastro

Saques do FGTS Liberado

Além do Novo Auxílio Emergencial Pernambuco, outro benefício as famílias prejudicadas foi a liberação do FGTS.

Na semana passada, o governo federal reconheceu estado de emergência para 14 cidades de Pernambuco, afetadas pela chuva. Reconhecendo essa situação, a Caixa Econômica Federal pode emitir saques do FGTS para trabalhadores que vivem em áreas afetadas.

Portanto, todos podem solicitar diretamente o saque de até R$ 6.220,00 pelo Aplicativo do FGTS. O valor é liberado em até cinco dias após a realização do pedido.

Os municípios reconhecidos pelo governo federal para emergências são Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Macaparana, Nazaré da Mata, Paudalho, Paulista, Recife, São José da Coroa Grande, São Vicente Ferrer e Timba Ubá.

novo-auxilio-emergencial-pernambuco-valor-parcelas-cadastro Novo Auxílio Emergencial Pernambuco: Valor, Parcelas, Cadastro

Saques do FGTS Liberado: passo a passo

A solicitação do FGTS pode ser feita pelo aplicativo, seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse o Aplicativo do FGTS e clique na opção “Meus Saques”;
  2. Selecione a opção “Outras Condições de Saque”;
  3. Motivos da desistência da “calamidade pública”;
  4. Selecione a cidade onde você mora e clique em “Continuar”;
  5. Selecione uma das seguintes opções para receber seu FGTS: Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou, se preferir, você pode ir pessoalmente na Caixa realizar seu saque;
  6. Carregue os documentos necessários;
  7. Confira os documentos anexos e confirme;
  8. A CAIXA analisará sua solicitação e se tudo estiver correto, o valor será creditado em sua conta.

Caso o saque não esteja disponível através de aplicativo, os trabalhadores devem dirigir-se a uma agência da Caixa e apresentar os seguintes documentos:

  • Documentos de identificação de trabalhadores não empregados ou diretores;
  • Fundo de previdência;
  • CTPS física ou digital, ou qualquer outro documento que comprove vínculo empregatício;
  • Certidão de residência emitida em nome do trabalhador nos últimos 120 dias anteriores ao decreto de calamidade por emergência ou calamidade natural;
  • Na falta de comprovação de residência, o correntista do FGTS poderá apresentar extrato expedido pelo município ou Distrito Federal comprovando que o trabalhador é residente da área afetada.

Depois de todas as informações sobre o Novo Auxílio Emergencial Pernambuco, chegou o momento de acessar o aplicativo e realizar sua solicitação, ou, compartilhar essa informação com que precisa.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Novo Auxílio Emergencial Pernambuco: Valor, Parcelas, Cadastro em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.