Acesse Nossas Redes Sociais

Notícias

OAB MA Telefone: Consulta, Inscritos

Publicado

em

Você é estudante ou advogado(a) da OAB-MA e deseja saber mais sobre a consulta e o processo de inscrição para o exame?

Se sim, saiba que através deste artigo nós forneceremos a você todas as informações necessárias interligadas a esse assunto.

Por isso, pedimos que leia este conteúdo até o final e não perca nenhuma informação importante sobre a OAB-MA!

oab-ma-telefone-consulta OAB MA Telefone: Consulta, Inscritos

O que é a OAB e como funciona?

Antes de passarmos os detalhes sobre o processo de consulta e inscrição para a OAB-MA, é importante que você estudante ou advogado conheça uma definição detalhada e como funciona a ordem.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é o órgão que estabelece as normas e princípios das categorias em território nacional.

Como advogado, o desempenho de suas funções depende de sua inscrição na OAB, além de seu título de pós-graduação.

Caso contrário, as ações tomadas serão inválidas e um profissional da contabilidade poderá ser processado por exercício legal ou ilegal de direitos.

A necessidade de organizar a pesquisa jurídica no Brasil foi discutida já em 1823 na Assembleia  de Membros.

Vinte anos depois, em 1843, foi criada a Ordem dos Advogados do Brasil , propondo-se aprimorar ainda mais a ordem das atividades desenvolvidas e fortalecer a classe profissional.

As mudanças na sociedade brasileira após a separação da metrópole portuguesa combinadas na revolução de 1930 chamaram a atenção para a necessidade de modernização de todos os processos sociais.

Depois de entender o que é OAB, você precisa entender como funciona o exame.

Antes de iniciar uma carreira jurídica, é feito para verificar o nível de conhecimento jurídico dos recém-licenciados.

Os exames são muito importantes para provar que um candidato está pronto para exercer sua profissão.  A OAB disponibiliza uma programação anual que inclui datas  e avisos de exames.

Os pretendentes já devem ter um diploma de bacharel ou estar no último ano da faculdade para fazer o exame da ordem.

O exame consiste em duas fases e será realizado em dias diferentes.

A primeira fase da prova é caracterizada pela exclusão e é composta por 80 questões de múltipla escolha relacionadas às disciplinas exigidas do curso.

A admissão é realizada se o candidato atingir pelo menos 50% de acertos.

Aqueles que forem reconhecidos na primeira fase precisarão seguir para a fase seguinte, onde serão oferecidos para escrever um artigo profissional e preparar mais quatro questões dissertativas.

Os futuros advogados poderão selecionar assuntos específicos que serão avaliados no momento da inscrição.

A prova da segunda fase tem um total de 10 valores, dos quais 5 são reservados à redação do trabalho, sendo que cada questão dissertativa vale 1,25.

Os candidatos são admitidos se tiverem alcançado pelo menos 6 pontos.

oab-ma-telefone OAB MA Telefone: Consulta, Inscritos

Como se preparar para as fases do exame da OAB MA?

A preparação para o exame da OAB é parte fundamental do planejamento da carreira jurídica. Isso porque o exercício da profissão só é possível pela adesão e última participação no comitê.

Para ajudar nisso, reunimos algumas dicas importantes sobre esse assunto.

Se manter atualizado

A lei está em constante atualização e as revisões costumam avaliar todas as alterações feitas antes da publicação do edital.

Por isso, tanto os alunos quanto os bacharéis devem cumprir as alterações feitas por lei.

Outra dica importante para isso é manter-se atualizado com os recursos mais recentes. Não fazer isso corre o risco de aprender informações incorretas e muitas vezes leva a erros e falhas no exame.

Crie um plano de pesquisa

A primeira fase contém tópicos em 17 disciplinas e a segunda fase foca em tópicos específicos, mas contém diferentes tipos de assuntos e pode levantar questões interdisciplinares.

Nesse cenário, é fundamental organizar a pesquisa para que você possa analisar todos os recursos necessários e priorizar as questões mais importantes.

O truque aqui é definir um cronograma até a data do exame, dividir o tempo de dedicação e distribuir as disciplinas especificadas no edital.

Confira os exames anteriores

Os exames anteriores são uma ótima ferramenta de aprendizado e preparação para exames.

Eles ajudam os candidatos a se acostumarem com o estilo do painel e a estrutura da pergunta, além de ajudar a revisar os tópicos estudados.

O conhecimento dos alunos é útil na interpretação, pois os exames geralmente fazem as mesmas perguntas de antes. No entanto, esteja sempre atento às atualizações legais, pois podem ocorrer alterações entre os testes.

Treinamento de agilidade na interpretação e resolução de questões

O treinamento em solução de problemas pode ajudá-lo a gerenciar seu tempo durante o exame.

Essa é uma das principais dificuldades dos candidatos e pode levar a questões em branco no final do exame, dificultando a aprovação.

Por isso, vale a pena fazer uma simulação.

Além de revisar o material e identificar pontos que precisam de mais investigação, você pode melhorar a interpretação de suas perguntas e otimizar os tempos de resposta.

oab-ma-telefone-consulta-inscritos OAB MA Telefone: Consulta, Inscritos

Como consulta e processo de inscrição OAB MA

Para realizar uma consulta, você deve acessar Pagina oficial do OAB MA e clicar na opção que deseja fazer sua consulta.

E para verificar os inscritos, vá na aba “inscrições” e clique em que tipo de realização deseja fazer.

Fazendo isso, será possível que você verifique as informações que deseja e veja outras dúvidas relacionadas à OAB MA!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news OAB MA Telefone: Consulta, Inscritos em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.