Acesse Nossas Redes Sociais

Educação

Olimpíada Brasileira de Química 2022: Provas, Resultado, Premiação

Publicado

em

A OBQ, Olimpíada Brasileira de Química, é uma competição aplicada todos os anos que aborda o conteúdo de química em âmbito nacional.

Essa prova tem como o seu principal objetivo, incentivar e proporcionar interesse aos alunos de todo o país, por meio da química, visando descobrir novos jovens talentos.

A Olimpíada Brasileira de Química é considerada um evento competitivo, que anos após ano se inicia por meados do mês de agosto e é aplicada para todos os alunos do ensino médio.

Essa competição teve o seu início no ano de 1986, sendo uma iniciativa do Instituto de Química da USP e teve a sua primeira aplicação realizada em apenas 5 estados brasileiros.

Atualmente, essa prova é aplicada e promovida pelas Pró-reitorias de algumas universidades e dispões da participação dos milhões de estudantes em todas as unidades federativas de todo o país.

olimpiada-brasileira-de-quimica-provas-resultado-premiacao Olimpíada Brasileira de Química 2022: Provas, Resultado, Premiação

Regulamento da Olimpíada Brasileira de Química 2022

A OBQ é organizada e dividida em duas modalidades, sendo elas a A, disponíveis para alunos que cursam o segundo ano do ensino médio, ou a B, para aqueles alunos que cursam o terceiro ano do ensino médio.

Os estados participantes podem registrar e inscrever até 25 estudantes em cada uma dessas modalidades, que são selecionados pela realização da Olimpíada Estadual de Química.

Além de tudo isso, os alunos que tenham sido medalhistas de ouro na edição anterior da OBQ se classificam diretamente para a atual edição da olimpíada e não consomem as vagas estaduais.

Essa prova, realizada em agosto de cada ano, é composta por uma prova teórica de dez questões e seis questões de análise expositiva que devem ser realizadas em um período de até quatro horas.

Vale ressaltar que a OBQ é uma maneira de selecionar estudantes para participarem e representarem o Brasil na Olimpíada Internacional de Química e na Olimpíada Iberoamericana de Química.

Os alunos que obtiverem as melhores notas em cada uma das modalidades, serão recompensados com medalhas de ouro, prata e bronze, sendo disponibilizadas pelo menos 4, 8 e 12 medalhas respectivamente.

Além disso, aqueles que conquistarem a medalha de ouro nesta competição, passam a ter os seus nomes gravados e inseridos na galeria de honra do troféu da Olimpíada Brasileira de Química.

olimpiada-brasileira-de-quimica-provas-resultado Olimpíada Brasileira de Química 2022: Provas, Resultado, Premiação

Como são aplicadas as provas da Olimpíada Brasileira de Química

A Olimpíada Brasileira de Química é composta, basicamente, por duas etapas que são divididas em três fases cada. As fases são divididas da seguinte maneira:

– Primeira Fase: Nessa fase, são selecionados todos os alunos que participarão da seguinte fase, sendo escolhidos pelos coordenadores estaduais.

– Segunda Fase: Será realizada a Olimpíada Estadual de Química para que seja possível selecionar os alunos para o exame nacional de química.

– Terceira Fase: Nessa fase, são aplicadas as provas teóricas da Olimpíada Brasileira de Química, garantido aqueles que tenham a nota mínima uma vaga na próxima fase.

– Quarta Fase: Essa fase é composta por uma prova teórico prática que é realizada e deve ser enviada por meio de um vídeo.

– Quinta Fase: Nessa fase, aqueles estudantes que forem aprovados na quarta fase, irão participar de um Curso de Formação e Aprofundamento e Excelência em Química.

– Sexta Fase: Nessa fase são escolhidas e definidas as equipes que representarão o Brasil nas olimpíadas internacionais que serão realizadas posteriormente.

olimpiada-brasileira-de-quimica-provas Olimpíada Brasileira de Química 2022: Provas, Resultado, Premiação

Resultados da Olimpíada Brasileira de Química

Sendo sem dúvidas umas das etapas mais aguardadas pelos estudantes, o resultado de cada prova é disponibilizado no site da OBQ e informado pela instituição de ensino de cada estudante.

Para que o estudante ou aquele que tenha interesse possa visualizar por meio do site os resultados da Olimpíada Brasileira de Química, será necessário seguir os seguintes passos:

– Acesse o site www.obquimica.org;

– Busque pela aba “Notícias OBQ”;

– Clique na opção “Resultado final da OBQ 2022”.

Após esse processo ter sido realizado, será exibida uma janela referente a OBQ 2022 e todos os resultados das fases que já tenham sido realizadas.

– Clique sobre a fase que deseja visualizar;

Com isso, serão exibidos todas as informações referentes aos resultados daquela fase, possuindo informações como o nome dos estudantes, suas notas e quais as suas instituições de ensino.

Premiação da Olimpíada Brasileira de Química

Aqueles alunos que obtiverem as melhores notas em cada uma das modalidades A e B, serão recompensados com medalhas, que podem ser de ouro, prata e a de bronze.

Todos esses estudantes que venham a ser aprovados, recebem um diploma por Honra ao Mérito.

Aqueles estudantes que conquistaram a medalha de ouro, recebem o diploma de Mérito Educacional, que é chancelado pela UFC, Universidade Federal do Ceará e pela UFP, Universidade Federal do Piauí.

A premiação e entrega de medalhas e diplomas acontece por volta do mês de novembro em uma solenidade que é realizada e organizada na cidade de Fortaleza.

Vale ressaltar que, aqueles estudantes que não possam comparecer, recebem as suas distinções em sua cidade, em uma solenidade que é promovida e realizada pelo coordenador estadual responsável.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Olimpíada Brasileira de Química 2022: Provas, Resultado, Premiação em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.