Patrimônio: Qual a função, tipos e o que significa

Você já parou para saber o que é Patrimônio? Aprender mais sobre gestão de negócios é fundamental para o sucesso de um negócio (seja físico ou virtual). Afinal, coragem e dedicação não bastam, é preciso melhorar e buscar entender questões que podem afetar o seu crescimento.

Porém, nem sempre vemos o conceito de Patrimônio de forma clara para os empreendedores e, por isso, preparamos este conteúdo. Continue lendo abaixo e veja o que preparamos aqui no Blog!

entenda-o-que-e-patrimonio.jpg-e1665178825779-300x174 Patrimônio: Qual a função, tipos e o que significa
Entenda o que é patrimônio

Dentre os diversos conhecimentos e habilidades esperados de um empreendedor, os conhecimentos e habilidades relacionados à contabilidade costumam gerar muitas dúvidas, principalmente quando não se tem muito conhecimento e experiência na área.

O conceito de patrimônio pode ser uma de suas dúvidas, mas não são “animais de sete cabeças”.

Na verdade, podemos definir o patrimônio de uma empresa como um conjunto de ativos, obrigações e direitos ao seu negócio.

Muitos não entendem? Vejamos um exemplo: você tem um negócio e compra computadores, máquinas, tem muito dinheiro na conta, muito estoque, alguns empréstimos a pagar e alguns saldos a receber. Tudo isso faz parte do seu legado:

  • Bens: Estoque e máquinas
  • Obrigações: Contas a pagar e empréstimos
  • Direitos: Contas a receber

Com essa explicação também solucionamos uma dúvida dos empreendedores: o patrimônio não é composto somente de saldos positivos.

patrimonio-empresarial-e-pessoal.jpg-300x200 Patrimônio: Qual a função, tipos e o que significa
Diferença entre patrimônio empresarial e pessoal

É muito importante que você entenda que o patrimônio de uma empresa não deve ser confundido com o patrimônio de seu proprietário. Aliás, essa é uma regra básica da gestão empresarial, pois misturar essas finanças e ativos cria complicações no longo prazo.

Por isso, é ideal que os registros contábeis de sua empresa contenham apenas dados relacionados à empresa, deixando de lado as questões pessoais.

Obviamente, você também pode assumir uma postura mais estruturada em sua vida pessoal, exercendo seu controle hereditário. No entanto, lembre-se de não confundi-los.

tipos-de-patrimonios.jpg-300x174 Patrimônio: Qual a função, tipos e o que significa
Tipos de Patrimônios

O patrimônio possui algumas classificações em categorias diferentes, veja abaixo:

Patrimônio bruto

O patrimônio total é sinônimo de ativos. Ou seja, é um cálculo que considera apenas a parte positiva (bens e direitos) e não considera a parte negativa, que consiste em obrigações.

Patrimônio líquido

O patrimônio líquido, por outro lado, é um valor real porque leva em conta os passivos (obrigações) além dos ativos. Esse cálculo de subtração (ativos menos passivos) é chamado de equação de patrimônio.

Patrimônio de afetação

Essa é uma forma de estar no Brasil, mas apenas para as construtoras. A utilização desse mecanismo separa completamente o negócio dos ativos e passivos da empresa que o está construindo.

O que compõe o patrimônio?

Discutimos as partes que compõem um legado sem entrar em muitos detalhes sobre cada uma. No entanto, se o objetivo é garantir que seus ativos sejam bem gerenciados, é importante ir mais fundo. Veja abaixo quais são os bens, direitos e obrigações:

Bens

É tudo que tem algum valor econômico e pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Existem quatro subcategorias de bens: tangíveis, intangíveis, móveis e imóveis.

Bens tangíveis

Os bens tangíveis de um patrimônio, também são conhecidos como materiais, se referem a todos aqueles bens que podem ser tocados. Por exemplo, veículos, imóveis, terrenos e o próprio dinheiro, se encaixam neste grupo.

Bens intangíveis

Ao contrário da outra modalidade, os bens intangíveis ou imateriais, são aqueles que não podem ser tocados. Mas, ainda assim, eles podem ser convertidos em dinheiros, como marcas, patentes, tecnologia, franquias e outros tipos.

Bens móveis

Referentes aos bens tangíveis que podem ser mudados de lugar sem comprometer nenhum tipo de estrutura. Assim, são ativos que não estão presos ao solo, como as máquinas, equipamentos e o dinheiro.

Bens imóveis

É o oposto de patrimônio de bens móveis. Eles não podem se mover sem causar danos ao solo. É o caso de edifícios e terrenos, por exemplo.

Direitos

Esses ativos não são commodities de qualquer natureza, mas podem gerar indiretamente dinheiro para pessoas físicas ou jurídicas.

Por exemplo, ao vender a prazo para um cliente, a organização não recebe o valor da negociação na hora, mas tem o direito de cobrar taxas e receber recompensas no futuro.

Obrigações

Não são apenas os bens que compõem um patrimônio. Obrigações são todos os compromissos que empresas e indivíduos têm que assumir, como honorários, salários e bônus aos funcionários.

Aumento do patrimônio, como fazer?

Depois de ter um conceito claro sobre os tipos de patrimônios, que tal dar uma olhada em algumas dicas para aumentar seu patrimônio? Reunimos três dicas valiosas para te ajudar nessa tarefa. acompanhamento!

Faça planos para o seu futuro

Para começar, tenha consciência das escolhas que são feitas hoje e dos impactos que podem causar amanhã. Pense nos investimentos como algo para alcançar a melhor rentabilidade, e muitos exigem aplicações que se estendem por vários anos.

Faça investimentos

Preste atenção à sua renda passiva. Afinal, seus ativos também podem crescer por meio de investimentos criteriosos que correspondam aos seus objetivos. Nesse sentido, construir um portfólio diversificado pode ser o primeiro passo.

Corra os riscos

Construir riqueza requer compromisso e muito risco. É difícil conhecer pessoas que aumentam sua riqueza sem trabalhar duro. Portanto, procure boas oportunidades de investimento para seu patrimônio.

Muitas vezes, os modelos que oferecem maior rentabilidade também exigem uma imagem mais ousada.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Patrimônio: Qual a função, tipos e o que significa O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário