Rinoplastia pelo SUS 2024: Quem Tem Direito
Será que é possível fazer Rinoplastia pelo SUS? Aqui nós respondemos a essa pergunta. Vamos ver agora tudo sobre este procedimento e se realmente é possível!
O que é Rinoplastia?
A Rinoplastia é uma cirurgia responsável por remodelar toda a estrutura nasal. Seja a estrutura óssea ou a cartilaginosa.
Ela serve tanto para trazer uma melhora na estrutura em si, como para fazer com que a pessoa consiga respirar melhor.
Com isso, ela é procurada por dois tipos de pessoas. O primeiro grupo é para quem quer remodelar o nariz. Tudo para um fim estético. O segundo tipo de pessoas são aqueles que possuem alguma dificuldade na respiração. Assim, o fim é de reparação.
Logo, é uma cirurgia bem versátil, que é procurada por públicos distintos.
Quem pode fazer rinoplastia
A idade ideal para fazer a cirurgia é dos 15 anos até 60 anos. Pacientes com mais de 60 anos podem realizar a cirurgia, mas tem um acompanhamento maior. Isso porque os riscos também são maiores.
Não há nenhuma restrição de gênero. Assim, qualquer pessoa pode realizar a cirurgia.
Como costuma ser o procedimento?
Os profissionais que fazem essa cirurgia ou são cirurgiões plásticos ou otorrinos especializados nesse tipo de procedimento.
A Rinoplastia costuma ser uma cirurgia mais tranquila e não muito cansativa. O paciente não precisa ficar internado e geralmente já vai para casa no mesmo dia.
A anestesia aqui é geral. Por isso, pode ser necessário passar por alguns exames previamente. Isso é para atestar que o paciente não terá nenhuma complicação no momento da cirurgia.
O tempo de recuperação também costuma ser bem tranquilo. Geralmente, o paciente demora uma semana apenas para se recuperar.
Durante esse período, o paciente fica com um curativo na região do nariz, o qual não pode molhar. Além disso, fica proibido qualquer atividade física durante 40 dias. Só que o paciente já pode trabalhar depois de passada uma semana.
Quanto custa uma Rinoplastia?
Se você optar pelo sistema de saúde pago, saiba que a Rinoplastia não é uma cirurgia tão barata.
Existem muitos custos envolvidos. Com isso, você poderá gastar mais de R$ 9 mil com todo o procedimento. Dependendo do local, esse valor pode ser maior do que R$ 15 mil.
Mas saiba que existe ainda uma outra alternativa gratuita, o SUS. Vamos ver se o sistema de saúde oferece esse tipo de cirurgia.
O SUS oferece Rinoplastia?
Sim, o SUS oferece cirurgia de Rinoplastia. Entretanto, é muito mais comum conseguir aquela do tipo reparadora. O objetivo então da Rinoplastia pelo SUS, nesse caso, é eliminar qualquer má formação do nariz que atrapalhe o seu funcionamento.
Logo, os casos mais comuns são quando a pessoa possui desvio de septo.
Caso queira fazer uma cirurgia para modificar a aparência do nariz, é possível pelo SUS. Mas como esse não é um procedimento de urgência, a espera pode ser bem maior, de anos até. Além disso, é bem mais difícil conseguir a liberação para realizar a cirurgia.
Em ambos os casos, o procedimento é inteiramente gratuito. Com isso, você só precisará pagar pelos medicamentos no pós operatório.
Interessante, não é mesmo? Mas saiba que existem alguns requisitos para você conseguir uma Rinoplastia pelo SUS.
Vamos ver sobre eles a seguir.
Quem tem direito?
Para ter direito, como falamos anteriormente, a Rinoplastia deve ser do tipo reparadora. Além disso, você precisa de um encaminhamento médico.
Portanto, só tem direito quem tiver comprovado que a cirurgia é necessária. Você também precisa ter o Cartão do SUS. Esse é necessário tanto para a entrada no pedido, quanto para todo o procedimento.
Ainda, será avaliado se você não tem mesmo condições financeiras para arcar com os custos de uma cirurgia. Acha que cumpre todos os requisitos para fazer uma Rinoplastia pelo SUS? Então vamos ver agora como é o procedimento.
Como conseguir uma Rinoplastia através do SUS?
Para conseguir a Rinoplastia pelo SUS, é necessário passar por alguns procedimentos. Veja abaixo quais são eles:
- Primeiramente, você deve marcar um otorrinolaringologista ou clínico geral pelo SUS. Na consulta, é necessário expressar a sua necessidade de fazer a cirurgia;
- O profissional irá te avaliar. Nessa avaliação, será atestado se realmente é necessário ou não a cirurgia;
- Depois de atestado que é necessário, seu caso será registrado no SISREG (Sistema de Regulação). Caso a unidade não tenha acesso a esse sistema, você deverá se dirigir à Secretaria de Saúde de seu município;
- Em seguida, seu nome ficará na fila de espera. O tempo de espera pode variar de um caso para outro, dependendo do grau de urgência;
- Durante esse tempo, um profissional da assistência social pode te visitar. Isso é para atestar que você não possui condições de arcar com os custos;
- Quando seu nome estiver próximo da lista, a cirurgia será marcada. Pode ser que você, antes, passe por uma outra consulta para certificar que é necessário realizar a cirurgia.
E então, o que achou desse procedimento?
O site mais atualizado de 2024!