SOLID na Programação: O que é o padrão e seus princípios

Neste artigo você vai entender o que é o SOLID na Programação, qual o padrão que ele segue e seus princípios. Abordando os cinco princípios envolvidos e as vantagens que eles proporcionam quando adotados corretamente em um projeto que vise respeito a qualidade de manutenção do código.

SOLID na Programação

SOLID é um acrônimo que se refere a cinco princípios de programação orientada a objetos propostos por Robert C. Martin. Esses princípios são: Single Responsibility Principle (Princípio da Responsabilidade Única): cada classe deve ter uma única responsabilidade, ou seja, deve ser responsável por uma única parte do comportamento do sistema.

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Open-Closed Principle (Princípio Aberto-Fechado): as classes devem ser abertas para extensão, mas fechadas para modificação. Isso significa que é possível estender as funcionalidades de uma classe sem modificá-la.

Liskov Substitution Principle (Princípio da Substituição de Liskov): as classes derivadas devem ser substituíveis ​​pela classe base sem afetar o comportamento do sistema.

Interface Segregation Principle (Princípio da Segregação de Interface): as interfaces devem ser específicas e não devem conter métodos desnecessários. Dependency Inversion Principle (Princípio da Inversão de Dependência): as classes devem depender de abstrações e não de implementações concretas.

Esses princípios visam ajudar a criar código limpo, coeso, fácil de ler, manter e evoluir. Ao seguir esses princípios, você pode melhorar a qualidade e a escalabilidade do seu código, tornando-o mais flexível e fácil de ser testado e modificado.

O que é o Single Responsability Principle (ou SRP)?

Single Responsibility Principle (SRP) é um dos princípios SOLID e é a ideia de que cada classe deve ter uma única responsabilidade, ou seja, deve ser responsável por uma única parte do comportamento do sistema. Isso significa que cada classe deve ter uma única razão para ser modificada.

Aplicando esse princípio, as classes são menores e mais fáceis de entender e manter. Além disso, diminui as chances de introduzir erros e bugs ao fazer alterações no código, pois as mudanças estarão concentradas em uma única classe. Isso também ajuda a manter a coesão do código e torna mais fácil identificar e corrigir problemas.

Para aplicar esse princípio, é necessário identificar as responsabilidades de cada classe e garantir que elas sejam claramente definidas e separadas. Isso pode incluir dividir classes grandes em classes menores ou criando novas classes para responsabilidades adicionais.

Aplicando o Single Responsability Principle

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Aplicando o Single Responsibility Principle (SRP) é possível criar classes mais coesas e fáceis de entender e manter. Algumas dicas para aplicar esse princípio incluem:

Identificar as responsabilidades de cada classe: é importante entender claramente as responsabilidades de cada classe, o que ela deve fazer e as informações que ela deve armazenar.

Dividir classes grandes: se uma classe tem mais de uma responsabilidade, é uma boa ideia dividi-la em classes menores e mais específicas, cada uma com sua própria responsabilidade.

Criar novas classes: Se uma classe tem uma nova responsabilidade, é uma boa ideia criar uma nova classe para essa responsabilidade, ao invés de adicionar a responsabilidade à classe existente.

Isolar as responsabilidades: é importante isolar as responsabilidades de cada classe, de forma que elas não dependam de outras classes para realizar sua tarefa.

Usar interfaces e herança: Utilizando interfaces e herança é possível estender as funcionalidades de uma classe sem modificá-la, assim é possível seguir o princípio Open-Closed Principle.

Aplicando essas dicas, as classes serão menores e mais fáceis de entender e manter, e isso ajudará a garantir a qualidade e a escalabilidade do código.

Em quais projetos o SOLID é utilizado?

Os princípios SOLID são aplicáveis ​​em qualquer projeto de programação orientada a objetos, como aplicativos de desktop, web, dispositivos móveis e sistemas embarcados.

Ele é comumente utilizado em projetos de desenvolvimento de software, incluindo projetos de desenvolvimento de aplicativos, sistemas de gerenciamento de banco de dados, sistemas de gerenciamento de conteúdo e muito mais. Eles são especialmente úteis em projetos de grande escala, pois ajudam a garantir a escalabilidade e a manutenção do código.

Ele também é muito útil para equipes de desenvolvimento que trabalham em projetos colaborativos, pois ajuda a garantir que o código esteja claramente estruturado e fácil de entender e manter.

Além disso, os princípios SOLID são amplamente adotados e seguidos por muitas comunidades de desenvolvimento de software, incluindo comunidades de desenvolvimento ágil, como Scrum e Kanban, e são considerados como boas práticas para desenvolvimento de software.

Exemplo de projetos que utilizam o padrão SOLID na Programação

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Um exemplo de um projeto que utiliza o padrão SOLID é um aplicativo de gerenciamento de tarefas. Neste projeto, pode-se aplicar o Single Responsibility Principle (SRP) separando as classes de acordo com suas responsabilidades, como uma classe para gerenciar a lista de tarefas, outra classe para gerenciar a interface do usuário, e outra classe para gerenciar as operações de banco de dados.

Outro exemplo seria desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de estoque, onde o Open-Closed Principle (OCP) é aplicado, permitindo que novos tipos de itens possam ser adicionados ao sistema sem precisar modificar as classes existentes.

O Liskov Substitution Principle (LSP) é aplicado para garantir que as subclasses possam ser usadas no lugar da classe base sem afetar o comportamento do sistema.

O Interface Segregation Principle (ISP) é utilizado para garantir que as interfaces sejam específicas e não contenham métodos desnecessários. E o Dependency Inversion Principle (DIP) é usado para garantir que as classes dependam de abstrações e não de implementações concretas.

Esses são apenas alguns exemplos de como os princípios SOLID podem ser aplicados em diferentes projetos de desenvolvimento de software. A aplicação dos princípios SOLID pode variar dependendo do projeto específico e da equipe de desenvolvimento.

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Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
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