Glutamina: Para que serve, Como tomar e Benefícios

O número de pessoas em busca de uma vida mais saudável está cada vez maior. Talvez, nunca antes tenham existido tantas pessoas preocupadas com a saúde e com um físico atraente como hoje em dia. E juntamente com o número de pessoas dedicadas a uma rotina saudável, cresce também o número de produtos e medicamentos que prometem auxiliar nessa busca.

Um desses produtos é a glutamina. E embora muitas pessoas façam uso desse suplemento ou pelo menos tenham ouvido falar sobre em algum momento da vida, nem todos sabem para que serve, como tomar a glutamina e quais são os benefícios do uso, e é isso que vamos descobrir no texto a seguir.

Boa leitura!

pra-que-serve-a-glutamina Glutamina: Para que serve, Como tomar e Benefícios

Glutamina: Para que serve

A glutamina é uma espécie de aminoácido, um dos elementos que fazem parte do grupo das proteínas, que são essenciais para o desenvolvimento e manutenção das nossas células.

Segundo os nutricionistas, esse aminoácido é fonte principal quando o assunto é a energia das células do intestino. E a importância da manutenção dessas células, é que são elas as responsáveis pela absorção dos nutrientes, consequentemente criando uma cama de proteção intestinal, ideal para a saúde do sistema digestivo.

A famosa glutamina opera também na área da construção de músculos, na saúde do fígado e até mesmo no sistema imunológico.

Vale ressaltar, é claro, que o próprio corpo humano produz a glutamina de maneira natural e na quantidade correta. Esse fato faz com que a suplementação de glutamina não seja obrigatória, principalmente porque além de produzir, encontramos o aminoácido nas proteínas que consumimos.

Proteínas bastante comuns no nosso dia a dia, diga-se de passagem, como carnes, queijos, ovo, leite, e inclusive em alguns vegetais ou leguminosas, como na beterraba ou no feijão.

Para grande parte da população, ou seja, para todos aqueles que possuem uma rotina de alimentação saudável e equilibrada, a suplementação de glutamina pode facilmente ser considerada como algo desnecessário. Ainda assim, muito acabam iniciando o uso da substância, seja por falta de conhecimento ou porque se sente mais motivado quando está fazendo uso de produtos desse gênero, o mesmo acontece com a creatina e o whey protein, entre outros.

quais-os-beneficios-da-glutamina Glutamina: Para que serve, Como tomar e Benefícios

Quais os benefícios de tomar glutamina

Após a realização de uma atividade física, especialmente as atividades mais intensas, é comum que o corpo humano sinta uma certa fadiga, além é claro, das dores musculares. Isso acontece principalmente porque durante a realização dos exercícios acontece a quebra de fibras musculares, chamadas de microlesões, que geram algumas inflamações.

Essas microlesões e inflamações são as principais responsáveis pelas dores e desconfortos sentidas após a realização de atividades físicas, seja você um atleta ou apenas uma pessoa buscando uma vida mais saudável.

Diversas pessoas fazem uso de suplementos, medicamentos e outras ferramentas para se livrarem ou pelo menos diminuírem o nível dessas dores, uma vez que a dor, pode interferir nas atividades posteriores, diminuindo, de maneira considerável ou não, o rendimento do praticante.

Uma vez que a glutamina possui ligação com os músculos do corpo humano, esse pode ser o principal benefício da substância e esse é o motivo principal para o uso da mesma por parte de atletas e praticantes de atividades físicas. Mas esse não é o único benefício, confira abaixo outras vantagens de usar a glutamina.

  • Auxilia no ganho de massa muscular
  • Auxilia no fortalecimento da imunidade
  • Mais qualidade de saúde intestinal
  • Reduz o risco de infecções
  • Auxilia na síntese protéica

Vale ressaltar, no entanto, que a ação da glutamina pode ser bastante tímida. Ou seja, o seu uso não traz mudanças físicas tão visíveis, então além de saber se realmente existe a necessidade da suplementação, é preciso manter as suas expectativas ajustadas, para evitar frustração com o uso da substância.

como-tomar-a-glutamina Glutamina: Para que serve, Como tomar e Benefícios

Como tomar glutamina

Em relação ao uso da glutamina, você deve considerar principalmente que, independente de precisar ou não de uma receita médica para usar determinada substância, não significa que seu uso deve ser indiscriminado.

Como já vimos até o momento, além de não garantir resultados claros, a glutamina é produzida pelo nosso próprio corpo, além de estar presente nas proteínas e outros alimentos. Sendo assim, para grande parte das pessoas a suplementação é dispensável.

Sendo assim, fazer uso somente após recomendação de um profissional da área (nutricionista) é o ideal.

Existem diversas marcas de glutamina, e por isso, as instruções sobre como tomar também podem variar. Mas em geral, a indicação é de fazer uso de 5g de glutamina por dia, misturada em água ou outra bebida da preferência do usuário.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Glutamina: Para que serve, Como tomar e Benefícios O site mais atualizado de 2024!

Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
Deixe seu comentário