Tabela de açúcar na cerveja: 10 principais marcas
Fala querido leitor, você é fã de uma boa cervejinha? Hmmm ainda mais nesse calor absurdo,uma delicia né? Se sim, esse texto com certeza é para você!
A cerveja é uma bebida produzida pela fermentação de grãos (principalmente malte de cevada). Atualmente é a terceira bebida mais popular do mundo, depois da água e do café. É a bebida alcoólica mais consumida no mundo atualmente.
Os ingredientes básicos da cerveja são: água; uma fonte de amido, como o malte de cevada, que pode ser amassado (convertido em açúcar) e depois fermentado (convertido em álcool e dióxido de carbono); levedura de cerveja e lúpulo usados para criar a fermentação. Podem ser utilizadas misturas de fontes de amido, sendo fontes secundárias de amido, como milho ou arroz, muitas vezes referidas como aditivos, especialmente quando o objetivo é obter um a cerveja mais leve e refrescante. A adição de outros grãos não maltados, como aveia e centeio, confere à cerveja um caráter mais encorpado.
Classificação das cervejas
Elementos do estilo de cerveja
As cervejas podem ser classificadas com base em vários fatores.
1. Aparência
As características visuais que podem ser observadas na cerveja são cor, clareza e espuma. A cor geralmente é conferida pelo malte utilizado, embora outros ingredientes também possam afetar a cor de certos estilos de cerveja, como as cervejas de frutas. Muitas cervejas são límpidas, mas algumas, como a hefeweizen, podem ficar turvas devido à presença de fermento. A terceira variedade é a cor opaca ou quase opaca encontrada em stouts, porters, porters e outras cervejas escuras. O tamanho e a retenção da espuma e do anel (traço de espuma no copo) também são fatores que afetam a aparência da cerveja.
2- aroma
O aroma da cerveja pode ser formado por maltes fermentáveis, teor e tipo de lúpulo, álcool, ésteres e diversos outros componentes aromáticos fornecidos pela levedura, além de outros elementos da água e da cerveja. ao processo de fabricação da cerveja.
3- cheiro
Veja também: Sommelier de Cerveja
O perfil de sabor de uma cerveja pode vir do tipo e quantidade de malte utilizado, do sabor conferido pela levedura e da intensidade do amargor. O amargor pode ser medido na escala da Unidade Internacional de Amargor.
4- densidade
Medir a gravidade específica da cerveja estima a concentração da cerveja medindo sua densidade. Uma variedade de escalas tem sido usada para medir a gravidade, incluindo as escalas Platônica, Baume, Paulina e Brix, sendo a escala Platônica o método moderno de medição mais comum.
Este método baseia-se no fato de que o açúcar e o álcool dissolvidos afetam a gravidade específica da cerveja de maneira diferente. Como o açúcar é convertido em álcool durante a fermentação, a densidade pode ser usada para estimar o álcool final. Na produção de cerveja, há uma diferença entre a densidade original, a densidade do mosto antes do início da fermentação e a densidade final do produto após o término da fermentação. Como a concentração de açúcar é diretamente proporcional à gravidade, a densidade bruta dá uma ideia do teor alcoólico do produto final.
Tipos de cerveja
Existem centenas de variedades de cerveja real, classificadas de acordo com o malte utilizado nos ingredientes. Este ingrediente confere cor, aroma e corpo à cerveja dependendo do grau de torra. Destacamos aqui os principais tipos de malte para que você escolha aquele que mais se adapta ao seu gosto:
Pilsner: A mais comum, utilizada para produzir lager e pilsner, de sabor leve e refrescante. Apresenta cor clara e aroma granulado.
Pale Ale: Utilizada na produção de estilos de cerveja. Apresenta cor mais escura, levemente adocicado e aromático.
Caramelo: Mais tostado, variando na cor do âmbar claro ao marrom escuro. Possui aroma de caramelo, estilo caramelo. Utilizada na produção de cervejas Bock e Oktoberfest.
Chocolate: De cor castanha escura, com aromas de café, caramelo e chocolate preto. Amplamente utilizado em porters, brown ales, etc.
Escuro: Torrado em altas temperaturas para carbonizar os amidos, açúcares e enzimas, este malte proporciona sabor e cor muito distintos. Para stouts, cervejas vermelhas, marrons e porters.
Café preto e café torrado: possuem sabor amargo forte e aroma de café queimado. É amplamente utilizado na produção de cerveja escura, cerveja velha, cerveja porter, etc.
Fumado: Defumado com madeira ou turfa para obter aroma amadeirado. É comumente usado na produção de cervejas escocesas, cervejas defumadas e cervejas rauch.
Trigo, Centeio e Aveia: Utilizados para agregar diferentes estilos de sabor, textura e aroma. Quando a quantidade domina, as cervejas são classificadas de acordo com o nome do grão, como cerveja de trigo, Weissbier e Weizenbier.
Tabela de açúcar na cerveja: 10 principais marcas
- WÄLS = Cerveja Wäls Session Citra
- BIERBAUM – Cerveja Bierbaum Bock
- HEINEKEN INTERNATIONAL- Cerveja Heineken
- BADEN BADEN – Cerveja Baden Baden IPA
- LEOPOLDINA – Cerveja Robust Leopoldina Porter
- PATAGONIA – Cerveja Patagonia Bohemian Pilsener
- SPATEN -Cerveja Puro Malte Spaten
- EISENBAHN- Cerveja Eisenbahn Pilsen
- IMPÉRIO – Cerveja Império Pilsen
- BOHEMIA- Cerveja Bohemia Puro Malte
O site mais atualizado de 2024!