Tesouro Direto 2024: Vale a Pena? Entenda como funciona

Você sabia que o Tesouro Direto 2024 é um dos investimentos mais recomendados? O Tesouro Direto 2024 é o programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas (100% online).

Mas será que realmente vale a pena? Vamos falar mais sobre o Tesouro Direto 2024, para que você entenda como funciona e consiga obter grandes lucros em seus investimentos.

o-que-e-tesouro-direto.jpg-300x169 Tesouro Direto 2024: Vale a Pena? Entenda como funciona
O que é Tesouro Direto 2024?

O Tesouro Direto 2024 é um programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para a venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, 100% online.

Lançado em 2002, o programa visa democratizar os títulos públicos, permitindo a aplicação de R$30,00.

O Tesouro Direto é uma excelente opção de investimento, pois oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade (taxa prefixada, com variação da inflação ou com variação da taxa básica econômica – Selic), com diferentes prazos e com diferentes fluxos de retorno. Com tantas opções, é fácil encontrar o título certo para atingir seus objetivos!

Além de ser de fácil acesso e oferecer diversas opções de investimento, o Tesouro Direto 2024 também oferece boa rentabilidade e liquidez no dia a dia, apesar de ser o investimento de menor risco do mercado.

Tesouro Direto 2024 vale a pena?

A resposta é: Sim! Como o Indicador de Rendimento dos Títulos do Tesouro Direto oscila em parâmetros elevados e está em patamares elevados no curto e médio prazo, este é um bom momento para investir no Tesouro Direto. Então vale a pena abrir mais espaço para o Tesouro em sua carteira.

No curto prazo, os títulos IPCA + são particularmente interessantes, mas ambos valem a pena porque oferecem segurança e bons rendimentos. Lembre-se que apesar da liquidez, é mais lucrativo ficar com eles até o vencimento.

Agora veja abaixo alguns pontos que levantamos sobre a realização de investimento no Tesouro Direto 2024:

Segurança

O investimento em títulos públicos por meio do Programa Tesouro Direto 2024 é 100% garantido pelo Tesouro, o que significa que é o investimento mais seguro do país.

Completamente digital

Os investidores não precisam sair de casa para investir! Toda aplicação, resgate e acompanhamento de seus investimentos é feito pelo site, ou se preferir, você também pode fazer tudo pelo app oficial Tesouro Direto no seu celular.

Maior Flexibilidade

Com o Tesouro Direto, você pode escolher em quais títulos investir com base em seus objetivos e necessidades, podendo resgatá-los a preços de mercado a qualquer momento. Existem diferentes tipos de fluxos de rentabilidade, prazo e remuneração.

Acessível

Por pouco mais de R$30,00 você pode investir no Tesouro Direto. Nem é preciso muito dinheiro para começar a investir ou se tornar um especialista em investimentos.

Vários tipos de tesouros

Veja abaixo os tipos de tesouros:

  • Prefixados
  • Tesouro Selic
  • IPCA+

tesouro-direto-selic.jpg-300x179 Tesouro Direto 2024: Vale a Pena? Entenda como funciona

O que é Tesouro Direto Selic?

Vamos falar rapidamente sobre o Tesouro Direito Selic, sendo um título de emissão do Tesouro Nacional, atrelado à taxa básica Selic, atualmente avaliada em 5,5% ao ano (setembro de 2024).

A Tesouraria Selic funciona como um CDB (Certificado de Depósito). Ou seja, você empresta dinheiro ao governo e ganha juros. Assim como os bancos, existem muitas versões do Tesouro Direto.

Os maiores atrativos desse tipo de investimento são a segurança e a rentabilidade relativa. Como aconteceu em abril de 2018, os títulos podem render retornos 7 vezes maiores do que as poupanças.

Como investidor, você já deve conhecer a relação entre risco e retorno, certo? Quanto mais arriscado o aplicativo, maior a probabilidade de ele ser devolvido. Portanto, quanto mais conservadora, menos lucrativa ela é.

No caso do Tesouro Direto Selic, o risco de perda é praticamente inexistente, independentemente do prazo de aplicação e da data de resgate.

quando-comprar-os-titulos-do-tesouro-direto.jpg-300x169 Tesouro Direto 2024: Vale a Pena? Entenda como funciona
Quando comprar os títulos do Tesouro Direto?

De um modo geral, quando as taxas de IPCA e Selic estão altas, é divertido comprar títulos do Tesouro Direto. Afinal, quanto mais altas essas métricas, maior será a remuneração no vencimento dos papéis. Por isso, vale a pena acompanhar a evolução de cada uma dessas métricas.

O que é IPCA?

A inflação era um dos temores do público brasileiro: na era dos cruzados do final dos anos 1980, os cortes diários de preços ainda estavam na imaginação da maioria das pessoas.

Nesse período, o Brasil convivia com aumentos excessivos de preços: por exemplo, chegou a 80% ao mês e quase 2000% ao ano.

Devido à sua paridade em relação ao dólar, o real conseguiu ajustar seu valor para um parâmetro mais estável, e foi somente em 1994 que o Brasil teve sua primeira experiência cambial bem-sucedida.

Desde então, a inflação deixou de ser um problema. De acordo com o IPCA, o índice acumulado nos últimos 12 meses é de 9,3%, o que é um valor alto.

Em grande parte, a pandemia de covid-19 foi a responsável: os governos tiveram que gastar mais em saúde pública e auxílio emergencial, enquanto as empresas fecharam as portas e reduziram a receita.

Agora, para começar a fazer investimentos no Tesouro Direto 2024, acesse a plataforma oficial e faça seu cadastro como investidor.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Tesouro Direto 2024: Vale a Pena? Entenda como funciona O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário