Tok&Stok vai fechar lojas no Brasil?

Sem dúvidas, a rede Tok&Stok está atravessando uma fase complicada atualmente e com isso surgem as especulações se a Tok&Stok vai fechar lojas no Brasil. Na verdade, nos últimos meses a empresa tem respondido judicialmente por várias ações. Como por exemplo, despejo de imóvel alugado, lojas fechadas em diversos Estados, executivos na diretoria renunciando.

Além disso, houve também anúncio de falência apresentada através de serviços em tecnologia. Também, é válido ressaltar que a empresa possui dívida que pode chegar em até R$ 3,8 milhões. Sendo assim, todos esses capítulos fizeram as pessoas pensarem que a rede fecharia as portas de uma vez por todas. 

TokStok-vai-fechar Tok&Stok vai fechar lojas no Brasil?

Tok&Stok vai fechar lojas no Brasil?

Primeiro, é importante lembrar que a empresa atua no mercado há cerca de 45 anos e boa parte desse tempo sempre foi protagonista como modelo ideal de negócio direcionado para as classes B e C. Além do mais, a Tok Stok já chegou a ter uma média de 67 lojas espalhadas pelo brasil. No entanto, poderá terminar o ano de 2024 com apenas cerca de 50 pontos da rede.

Além disso, durante a pandemia, foi anunciado pela rede que haveria uma mudança relacionado ao conceito de todos os pontos de venda. Onde, o intuito seria efetuar as vendas em locais físicos menores, do qual o consumidor pudesse ter acesso a caminho de casa. Desse modo, após obter uma grande demanda por conta do isolamento social, foi armazenado pela Tok Stok um estoque fora do comum. No entanto, após a volta da rotina pós-pandemia e crescimento das vendas online, as vendas foram reduzidas.

Com isso, a ideia de mega lojas com diferentes tipos de ofertas e produtos com valores elevados por conta do espaço e também do estoque não valeria mais a pena. Além disso, essa nova fase também foi marcada pela mudança de comportamento dos clientes e crescimento das transações online. Dessa forma, a maioria dos clientes estão bem mais assertivos e buscam melhorar o processo, realizando maior parte das compras online.

Desse modo, é possível atrelar essa situação com o cenário das Lojas Americanas, onde a realidade dos varejistas grandes ter ficado mais difícil. Então, após o anúncio do rombo de R$ 20 bilhões, os bancos passaram a “torcer o nariz” para financiar a empresas do ramo. Sendo assim, isso torna a situação dessas varejistas mais difícil em casos como esse.

O que houve com o setor e qual motivo do fechamento das lojas?

Sem dúvidas, o começo da pandemia foi marcado pelo crescimento da demanda de peças para todo tipo de decoração. Com isso, foram ampliados pelas empresas do ramo os estoques após empolgação do setor com o cenário de boas vendas. No ano de 2020, a empresa Tok&Stok pensou em abrir seu capital na Bolsa, no entanto, mudaram as condições de mercado e a ideia não vingou. Além disso, a fase não durou muito e acabou gerando problemas de capital de giro.

Sendo assim, com o fim da pandemia, as empresas ficaram com grandes estoques e as vendas diminuíram significativamente. Além disso, com a mudança de comportamento dos consumidores durante a pandemia, as pessoas se acostumaram a comprar online. Mesmo assim, em 2024 a empresa iniciou o ano com 67 espalhadas por todo o país.

Sem dúvidas, a crise das Americanas foi um fator que agravou o cenário do varejo de modo geral, pois, os problemas do setor só aumentaram. Por isso, esse ano, em fevereiro foi a vez dos problemas da Tok&Stok vieram à tona e gerou bastante burburinho. Além disso, a empresa contratou um grupo especializado em reestruturação financeira para ajudar no processo de recuperação dos prejuízos. Por isso, até o momento não há nada que confirme oficialmente o fechamento de todas as lojas da rede no país.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Tok&Stok vai fechar lojas no Brasil? O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário