Vestibular IFRS 2024: Inscrições, Cursos, Resultado
Você sonha em estudar em um Instituto federal? Ainda mais como o do Rio Grande do Sul! Esse texto é para você, aqui falaremos sobre o vestibular do Instituto federal do Rio Grande do Sul, como se inscrever, quais os cursos disponíveis o resultado. Confira!
Saiba mais sobre o IFRS:
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi criado em 29 de dezembro de 2008 pela Lei nº 11.892 e é composto por 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Por lei, o IFRS é um órgão federal vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Goza do privilégio da autonomia administrativa, hereditária, financeira, do ensino das ciências e disciplinar. Pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Técnica.
O IFRS foi criado a partir da união de três órgãos federais: o Centro Federal de Ensino Técnico (Cefet) em Bento Gonçalves, a Escola Técnica Federal Agropecuária do Sertão e a Escola Técnica Federal de Canoas. Logo depois, duas instituições vinculadas à Universidade Federal foram incorporadas ao Instituto: o Instituto Federal de Tecnologia (Ufrgs) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Faculdade de Tecnologia Industrial. Mário Arquati do Rio Grande. durante este processo tornaram-se federais várias unidades técnicas de ensino em vários municipios como: Feliz, farroupinha e ibirubá, além disso foram criados mais campis em Erechim, Caxias do Sul, Restinga e Osório que atualmente fazem parte do Instituto federal do Rio Grande do Sul como campus.
Hoje em dia o Instituto possui 17 campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A Reitoria é sediada em Bento Gonçalves.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) em março de 2017, o IFRS tem conceito 4 no Índice Curricular Geral (IGC), com notas até 5. Este indicador refere-se ao ano de 2015 da avaliação.
Em 2019, o IFRS tinha cerca de 27.000 alunos, com mais de 200 formatos diferentes para escolher. [1] Também oferece programas de especialização e mestrado, além de programas do governo federal e de educação inicial e continuada (FIC).
Um dos objetivos dos órgãos federais é promover atividades curriculares, de pesquisa, de ensino e de extensão que atendam às necessidades regionais. Nesse sentido, o IFRS possui uma das características mais importantes que enriquecem suas ações: a diversidade. O campus atua em diversas áreas como agricultura, serviços, áreas industriais, viticultura, turismo, moda, etc.
A Instituição tem como missão e valores: Proporcionar educação profissional, tecnológica, inclusiva, pública, gratuita e de qualidade, que promova a formação holística do cidadão para enfrentar e superar as desigualdades sociais, econômicas, culturais e ambientais, garantir a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, e em consonância com as potencialidades e missão. Ser referência em educação, ciência e tecnologia como instituição pública, gratuita, de qualidade e com compromisso social.
Cursos:
Cursos de bacharelado
- Administração
- Agronomia
- Ciência da Computação
- Engenharia de Alimentos
- Engenharia de Controle e Automação
- Engenharia da Produção
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Metalúrgica
- Engenharia Química
- Zootecnia
- Cursos de licenciatura
- Ciências Agrícolas
- Ciências Biológicas
- Ciências da Natureza
- Física
- Letras Português
- Letras Português e Espanhol
- Letras Português e Inglês
- Matemática
- Pedagogia
- Química
Cursos de tecnologia
- Agronegócio
- Alimentos
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Automação Industrial
- Construção de Edifícios
- Design de Moda
- Eletrônica Industrial
- Fabricação Mecânica
- Gestão Ambiental
- Gestão Desportiva e de Lazer
- Horticultura
- Logística
- Marketing
- Processos Gerenciais
- Processos Metalúrgicos
- Produção Multimídia
- Sistemas para Internet
- Viticultura e Enologia
Vestibular IFRS 2024:
Para ingressar em um dos programas oferecidos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), é preciso passar por um processo seletivo: concurso, nível do Enem, sorteio (dependendo do nível do programa e edital) ou edital próprio. Nesta página, há informações sobre como se inscrever para estudar em IFRS.
É importante lembrar que as informações, orientações e datas de cada processo seletivo são publicadas em documentos chamados boletins. Os candidatos devem ler atentamente o aviso publicado. Obs: As inscrições para o processo seletivo IFRS estão disponíveis apenas em: ticket.ifrs.edu.br (inscrições encerradas para 2024. Os interessados devem acompanhar as Divulgações e Notícias IFRS para informações sobre inscrições abertas) .
Durante o processo seletivo, o IFRS reservou 80% das vagas para alunos de escolas públicas. Esta é uma das mudanças feitas devido ao Covid-19. Para concorrer a essa reserva de vagas, os candidatos aos cursos técnicos integrados, acompanhamento e posterior ensino médio devem concluir todas as escolas de ensino fundamental da rede pública. Os candidatos ao ensino superior devem ter concluído todo o ensino médio em escola pública para se candidatarem a uma vaga de escola pública. Outros também podem se inscrever, que concorrerão a vagas de acesso universal.
Cursos técnicos combinados com o ensino médio (permitem a formação de ensino médio e tecnologia profissional ao mesmo tempo, para os alunos que concluíram o ensino fundamental) – a seleção será feita de duas formas diferentes, por prova ou sorteio, dependendo do campus de interesse.
Gostou desse texto? Compartilhe na sua rede social!
O site mais atualizado de 2024!