10 drogas mais usadas no Brasil em 2024
Olá queridos leitores, o texto de hoje foi feito especialmente para você que quer ampliar os seus conhecimentos sobre o uso de drogas no Brasil. Falo isso porque eu reuni dados das 10 drogas mais usadas no Brasil em 2024. Na medicina, droga é qualquer substância potencialmente capaz de prevenir ou curar doenças. Além de aumentar o bem-estar físico e mental. Na farmacologia, o termo “droga” é utilizado para designar qualquer agente químico que altere os processos bioquímicos e fisiológicos de tecidos. No contexto legislativo, droga é qualquer substância psicoativa, como as substâncias ilícitas cujo uso é regulado por lei. Essas substâncias são capazes de alterarem o estado de consciência do indivíduo, trazendo sérias consequências. As drogas possuem uma ação devastadoras para as pessoas que as consomem, podendo acarretar em malefícios financeiros, sociais e de saúde. Por esse motivo, o governo federal investe em medidas de enfrentamento à comercialização de drogas, aliás, muitas delas são ilegais no país. Além dessas medidas, o governo investe em ações de conscientização da população como forma de combate ao uso das substâncias. Para o texto de hoje separei uma lista das 10 drogas mais consumidas no Brasil, confira.
1- Álcool
O álcool é a bebida mais consumida no Brasil, e seu uso pode causar dependência severa, dependendo das condições psíquicas do usuário. É verdade que o álcool pode parecer inofensivo, mas o seu consumo exagerado pode alterar o estado de consciência do consumidor. No Brasil, o álcool é proibido para menores de 18 anos, e sua venda para menores pode causar prisão. Apesar de não ser uma droga com elevado índice de vício, o álcool pode tornar o indivíduo viciado. Em algumas pesquisas, o número de brasileiros dependentes alcoólicos gira em torno de 2,3 milhões.
2- Tabaco
O Tabaco é a segunda droga mais usada no Brasil, apesar disso a substância é liberada no país, sendo mais acessível. De acordo com pesquisas, pelo menos um terço da população brasileiro já usou cigarro uma vez na vida. Apesar disso, pesquisas indicam uma diminuição do uso de cigarro na população brasileira. O que pode preocupar, é o aumento do número de consumidores de formas alternativas do fumo. As campanhas contra o uso do cigarro focam em mostrar os problemas causados pelo uso do mesmo.
3- Maconha
Das drogas ilícitas, a maconha é a mais utilizada pela população brasileira. Para se ter uma ideia mais de 7% da população entre 12 e 65 anos já usaram maconha pelo menos uma vez na vida. Dentre os efeitos da maconha, a sensação de relaxamento é a que mais atrai os usuários. Por esse motivo, o risco de se tornar dependente das substâncias contidas na erva é muito grande. Por ter aplicações medicinais e pelo fato de que seus malefícios são pouco conhecidos, existe muitos adeptos para legalizar a maconha. De qualquer forma, é preciso estar atento aos seus prejuízos de longo prazo.
4- Medicações sem prescrição
Os medicamentos não prescritos por profissionais de saúde ocupam o 4° lugar das drogas mais consumidas no Brasil. Muito embora exista muitos alertas para o uso de medicamentos sem a devida prescrição médica, mais de 1% da população faz uso dessa prática.
5- Cocaína
A cocaína é uma droga ilícita e também uma das mais utilizadas nacionalmente. De acordo com pesquisas, pelo menos 0,3% da população faz uso habitual da substância. A cocaína vicia facilmente pelo pouco tempo que leva para fazer efeito. O uso desse composto pode levar á morte, porém, antes a pessoa passa por sérias complicações. Os problemas vão desde perda óssea dos dentes e infecções gengivais, até danos irreversíveis ao sistema cardiovascular.
6- LSD
O LSD se popularizou com o movimento Hippie nos anos 1960 e desde então ganhou muitos adeptos no Brasil. Atualmente, o LSD é uma das drogas mais utilizadas no Brasil e é muito popular entre os jovens. O uso contínuo da substância pode prejudicar a noção de tempo e espaço do indivíduo.
7- MDMA / Ecstasy
Listada pelo Lenard, o MDMA, Ecstasy ou Droga do Amor, é uma droga bastante popular entre os jovens. Seus efeitos levam o usuário a um estado de eufórico, e aumenta momentaneamente a libido, por esse motivo é conhecida como a droga do amor. Apesar possuir menos chances de se tornar dependente, os usuários de ecstasy possuem grandes chances de serem lesados pelo uso da substância.
8- Drogas injetáveis
As drogas injetáveis são as primeiras a terem um consumo menor que 1 milhão de pessoas no Brasil. No total, 591 mil pessoas disseram que usaram esse tipo de droga pelo menos uma vez na vida.
9- Quetamina
De acordo com pesquisas, cerca de 298 mil brasileiros já disseram que usaram quetamina pelo menos uma vez na vida. A Quetamina é uma droga sintética criada em 1962 por um farmacêutico, Calvin Stevens. Originalmente, a droga foi criada para o tratamento de depressão.
10- Heroína
A Heroína é uma das drogas mais perigosas que existem. É um opioide, podendo ser encontrada tanto naturalmente quanto sintérica. A atuação da heróina é a depressão do Sistema Nervoso Central. É uma droga altamente destrutiva e a diminuição de usuários no Brasil, tem animado os órgãos de combate ás drogas.
O site mais atualizado de 2024!