Carteira de Estudante Falsa é Crime

Existem atitudes que se tornam tão corriqueiras, que mesmo sendo óbvio, algumas pessoas esquecem que é um crime. Um desses atos é a criação da carteira de estudante falsa.

carteira-de-estudante-falsificar-e-crime Carteira de Estudante Falsa é Crime

Crime normalizado

Quase todos nós (e eu só uso o quase por garantia) já ouviu falar sobre o jeitinho brasileiro de fazer as coisas. Mas o que seria esse jeitinho brasileiro? Jeitinho brasileiro refere-se ao brasileiro tentar sempre dar um jeito para tudo, mesmo para aquilo que não se tem jeito, ainda que precise cometer um crime para isso.

O jeitinho brasileiro abrange o fato de furar fila, e até mesmo vender lugar em filas para atendimento médico ou de projetos sociais, marcando lugar com cadeiras ou qualquer outro objeto disponível. Abrange o fato de se aproveitar de ter um conhecido que trabalha em determinado local para obter vantagens, mentir sobre a idade para conseguir gratuidade de serviços, pular a catraca do ônibus para não pagar.

Muitas pessoas costumam mentir sobre a renda mensal que possuem, para garantir acesso a serviços como cartão de crédito, empréstimo, outros já compram um produto sabendo que não terão possibilidade de pagar por ele.

Enfim, embora seja uma fama ruim, o jeitinho brasileiro alcança até mesmo os setores públicos do nosso país, quando servidores acessam dados, fazem serviços, em troca de algum dinheiro para conhecidos ou para pessoas indicadas. Independente do que aconteça ou se irá prejudicar terceiros, o que importa para as pessoas que possuem o jeitinho brasileiro de ser, é estar em vantagem sempre. Alguns exageram tanto que acabam cometendo crimes, como é o caso da falsificação de documentos como a carteira de estudante.

falsificar-carteira-de-estudante-e-crime Carteira de Estudante Falsa é Crime

Carteira de Estudante

A carteira de estudante é um documento que serve para identificar os estudantes independente dos locais onde estiverem. A carteira, além de identificar, dá direito e acesso a alguns serviços que estão disponíveis somente para estudantes. E é justamente por isso que ocorre a falsificação.

Seja por parte de estudantes que desejam obter a carteira sem burocracia ou por parte de pessoas que já não estudam há muito tempo, mas ainda assim, busca obter as vantagens disponíveis para estudantes.

Uma das vantagens que estudantes tem acesso por exemplo, é o direito a meia passagem nos transportes públicos. Considerando que muitos alunos precisam se deslocar grandes distância da escola para casa e de casa para a escola, é justo que ao menos paguem somente metade do valor cobrado na passagem. Principalmente porque a maioria deles não estão trabalhando ainda, e esse é um custo a mais para os pais, que muitas vezes estão em situação de pobreza extrema.

Outra vantagem é a meia entrada em alguns eventos, principalmente aqueles voltados para a cultura, como shows e cinema. Isso porque é um direito da criança e do adolescente ter acesso a lazer e a cultura, independente da classe social ou condições financeiras.

Com o valor cobrado atualmente em alguns eventos ou no ingresso do cinema, a verdade é que pouquíssimos estudantes teriam direito de estar nesses ambientes, e a meia entrada possibilita isso, incentivando a participação em eventos culturais.

carteira-de-estudante-falsa-e-crime Carteira de Estudante Falsa é Crime

Carteira de Estudante falsa

Buscando alcançar os benefícios de ter o perfil de estudante, algumas pessoas optam por falsificar o documento. O ato, além de aumentar os gastos públicos consideravelmente, ainda prejudica os próprios estudantes. Porque devido a desconfiança, diversos shows e eventos aumentam o valor dos seus ingressos, alegando que se venderem por um preço menor, terão prejuízo devido as pessoas que pagam meia entrada usando uma carteira de estudante falsa.

Em 2013, ocorreu a padronização das carteiras físicas, justamente para evitar que atitudes como essa aconteçam, no entanto, ainda assim, a quem consiga falsificar, independente de ser a versão física ou virtual. O fato de ter diversos sites e empresas anunciando e disponibilizando a carteira de estudante, facilita ainda mais que ela seja falsificada, algumas vezes até sem essa intenção. Por isso, a orientação é que o estudante solicite a carteira em instituições sérias e já reconhecidas por esse tipo de serviço.

A lei que garante que a falsificação da carteira de estudante é crime está presente no Art. 298, onde diz que: Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro:
Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa.

Sendo assim, se você estiver usando uma carteira de estudante falsa ou conhece alguém que o faz, está na hora de repensar as atitudes. Não apenas em nome da ética, mas considerando que existem chances de ser preso por isso. É provável que além de todos os motivos citados acima, um dos motivos pra isso acontecer é que algumas pessoas não consideram a carteira de estudante como um documento oficial, mas sim, ela é.

Para consultar e descobrir se a carteira de estudante que você possui é verdadeira ou falsa, você pode clicar aqui.

 

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Carteira de Estudante Falsa é Crime O site mais atualizado de 2024!

Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
Deixe seu comentário