Acesse Nossas Redes Sociais

Detran

CNH Detran Rastreio: Acompanhar Entrega, Rastreamento

Publicado

em

Você sabia que pode rastrear uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação)? Dito isso, ao fazer a CNH, seja pela primeira ou pela segunda via, você pode acompanhar a entrega pelos correios e saber detalhadamente quando seus documentos vão chegar, podendo então se ficar tranquilo sobre a entrega da sua CNH, assim como se planejar melhor, afinal, você possui a previsão da data da entrega.

Deseja saber mais sobre o assunto? Então, confira abaixo todos os detalhes!

cnh-detran-rastreio-acompanhar-entrega CNH Detran Rastreio: Acompanhar Entrega, Rastreamento

Como se cadastrar no portal dos correios?

O primeiro passo para acompanhar a entrega da sua CNH é acessar o portal dos Correios e se cadastrar. Veja abaixo como fazer isso:

1) Acesse o portal dos Correios;

2) Clique em “Cadastrar”;

3) Escolha o perfil que mais combina com você. As opções são: “Pessoa Física”, “Pessoa Jurídica”, “Empresa com sede fora do Brasil”, “Estrangeiro residente no Brasil” e “Estrangeiro residente no exterior”;

4) Preencha as informações solicitadas e aceite os termos de uso;

5) Clique em “Criar Meu Cadastro”;

6) Digite o código de autorização de 6 dígitos na página seguinte e clique em “Enviar”.

Como rastrear a entrega de sua CNH?

Após se cadastrar no portal dos Correios, você já pode acompanhar as entregas da sua CNH.

  1. Acesse o Portal dos Correios;
  2. Digite seu CPF, digite o texto da imagem e toque no ícone da lupa.
  3. Prepare-se! Você deve receber informações sobre a entrega da CNH.

No entanto, é importante observar que para acompanhar a entrega da sua CNH, este documento deve ter sido emitido pelo Detran do seu estado.

cnh-detran-rastreio-acompanhar CNH Detran Rastreio: Acompanhar Entrega, Rastreamento

Como rastrear sua CNH?

A entrega da CNH só poderá ser rastreada no portal dos Correios se a documentação já tiver sido enviada. Caso ainda não tenha feito isso, você precisará verificar no portal do Detran em qual fase de liberação está sua CNH.

O prazo de entrega informado já passou. O que devo fazer?

Em alguns casos, os Correios não conseguiram entregar a CNH dentro do prazo por diversos motivos: endereços desatualizados no sistema Detran, três tentativas frustradas ou até mesmo um pacote perdido.

Nos dois primeiros casos, os documentos devem ser enviados para a estação de correios mais próxima da morada registada e aí guardados pelo prazo máximo de 20 dias. Quando isso acontecer, você deverá retirar sua CNH pessoalmente.

No entanto, após esse período, o arquivo será devolvido ao Detran, então você precisará se dirigir a uma das unidades de atendimento para retirar o alvará.

Se os Correios informarem que sua CNH está faltando, infelizmente você precisará solicitar uma cópia.

Atualização de endereço

Caso precise alterar seu endereço você deve comparecer ao Detran de sua cidade, pois, muitos documentos não chegam aos motoristas porque os endereços cadastrados na agência expiraram.

Vale ressaltar que toda vez que um motorista muda de residência, ele precisa atualizar seu endereço no Detran par que os documentos e multas sejam enviados para o endereço correto, e os motoristas não precisem se deslocar até a unidade para buscar seus documentos ou perder prazos de recurso, por exemplo.

cnh-detran-rastreio-acompanhar-entrega-rastreamento CNH Detran Rastreio: Acompanhar Entrega, Rastreamento

Como solicitar a CNH Digital

Quando o CNH Digital foi lançado, você precisava ir ao Departamento Estadual de Transportes (Denatran) e emitir um certificado digital para acessar os arquivos pelo aplicativo.

Felizmente, no entanto, isso mudou e agora tudo o que você precisa fazer é baixar o aplicativo ” Carteira Digital de Trânsito” (CDT).

Além disso, para reivindicar seu arquivo digital, você precisa se cadastrar no site do governo federal. Esse registro é importante porque garante o acesso ao aplicativo do CDT e outros aplicativos disponibilizados pelo governo.

Se você usou aplicativos governamentais, como declarações de imposto de renda, ou tem um negócio em seu nome, provavelmente já possui esse registro.

Além disso, certifique-se de ter um código QR dentro de sua CNH, que é essencial para acessar sua carteira digital.

Qual aplicativo baixar a CNH Digital?

Para poder utilizar a CNH Digital, é necessário fazer o download da “Carteira Digital de Trânsito”, também conhecida como CDT. Como já explicamos, além de se cadastrar no aplicativo, você também precisa de um cadastro único do governo federal.

Então, após se cadastrar no site do governo, siga os seguintes passos:

  • Baixe o aplicativo CDT. Funciona no sistema Android e também no IOS.
  • Faça o login de acordo com os dados utilizados no portal gov.br. Você vai precisar do seu CPF e senha.
  • Em seguida, crie uma chave de quatro dígitos. Você precisa dele toda vez que acessar o aplicativo.
  • Depois que o aplicativo for iniciado, clique em Ativar.
  • Selecione a opção “Clique aqui para adicionar sua carteira de motorista”.
  • Em seguida, você precisa escolher uma maneira de autenticar e provar que é o proprietário da licença. Nesse caso, selecione a opção “Verificar por telefone” para verificação facial.
  • Preencha as informações solicitadas e confirme.
  • Por fim, insira seu número de celular para verificar e pronto!

Agora você está autorizado a usar a CNH Digital.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news CNH Detran Rastreio: Acompanhar Entrega, Rastreamento em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.