Colégio Militar Inscrições 2024

Estudar em colégio militar é um sonho para muita gente. Afinal de contas, vai ter um aprendizado de qualidade e ainda vai ter a possibilidade de seguir uma carreira estável em com bons salários. Com isso, também vai garantir uma aposentadoria das mais tranquilas.

colegio-militar-inscricoes Colégio Militar Inscrições 2024

Além disso, como o Brasil é um país que raramente ou praticamente nunca se envolve em conflitos bélicos, a vida militar é bem mais tranquila do que em outros países, como Estados Unidos, Israel, Rússia, Ucrânia, entre outros.

Atualmente, o Brasil tem diversos colégios militares, espalhados por diversas regiões do Brasil. Neste post, vamos falar um pouco sobre alguns deles e as possibilidade de inscrição para estudar no ano que vem.

Colégio Militar Inscrições 2024 – Preparação

Antes de falar desses colégios, é importante sempre lembrar que entrar em uma escola militar não é fácil. Isso porque a concorrência por vagas é grande e existem muitos alunos capacitados e preparados para entrar.

Desta maneira, quem sonha realmente em seguir uma carreira militar e ter uma formação de cadete, sem precisar passar pelo serviço militar obrigatório, é importante estudar muito e começar a se preparar desde o início da adolescência.

Assim, toda a bagagem de conhecimento só testada nas provas para os colégios militares.

Além disso, é importante ter uma boa alimentação e boa disposição física, pois as provas práticas também são fortes e exigem o preparo adequado do corpo para passar.

Em média, a taxa de inscrição para fazer as provas custa por volta de R$ 95, variando de unidades. Além disso, quem tem dificuldades financeiras, pode pedir isenção. Muitos conseguem, até como uma forma de se ter isonomia e dar oportunidade para todas as classes sociais disputarem uma vaga.

Confira os números dos colégios militares

Então, para quem quer iniciar uma carreira militar em 2024, deve já se atentar às datas de inscrições das provas. Por exemplo, cada estado possui os seus colégios militares específicos. Por isso, é sempre bom pesquisar nos sites das instituições.

Em São Paulo, o estado mais populoso do Brasil, entrar existem algumas opções. Segundo o Exército Brasileiro, por ano mais de 22 mil candidatos disputam provas para ingressar nos colégios. E as vagas são poucas.

Normalmente, existem provas para alunos do 6º ano do ensino fundamental e também para o primeiro ano do ensino médio.

colegio-militar-inscricoes-1 Colégio Militar Inscrições 2024

Algumas regras importantes para entrar na escola militar

No caso do Colégio Militar, algumas regras são importantes. Por exemplo, para ingressar no ensino fundamental, a partir do sexto ano, o estudante deve ter menos de 13 anos. Caso contrário, não poderá se inscrever, de acordo com os regulamentos.

Além disso, para quem for entrar no ensino médio, tem que ter menos de 18 anos. Também, caso contrário, não poderá se inscrever. Até por isso, é importante manter os estudos firmes e sem repetir de ano.

Outra questão importante: quem já foi expulso de algum colégio militar anteriormente, fica impedido de ingressar novamente em outra escola do mesmo tipo.

colegio-militar Colégio Militar Inscrições 2024

Colégios militares que existem no Brasil

Atualmente, o Brasil conta com 14 colégios militares, onde os estudantes poderão se qualificar e garantir um futuro mais promissor durante a vida. Saiba mais sobre eles abaixo:

Um deles é o CMBel (Colégio Militar de Belém). Mais informações no site oficial do local, que fica no endereço Avenida Almirante Barroso, 4348 – Souza – Belém/PA.

O segundo é o CMBH (Colégio Militar de Belo Horizonte). Mais informações no site oficial da instituição. O endereço é a Avenida Marechal Espiridião Rosas, 400 – São Francisco – Belo Horizonte/MG.

Outro é o CMB (Colégio Militar de Brasília), que fica no Setor de Grandes Áreas Norte, SGAN – 902/904 – Brasília/D. Informações no site oficial.

Ainda no Centro-Oeste, temos o CMCG (Colégio Militar de Campo Grande), com informações no site oficial. O endereço é a Avenida Presidente Vargas, 2800 – Coophatrabalho – Campo Grande/MS.

No Sul, temos o CMC (Colégio Militar de Curitiba), com informações no site oficial. O endereço fica na Praça Conselheiro Tomás Coelho, 1 – Tarumã – Curitiba/PR.

Na região nordeste, tem o CMF (Colégio Militar de Fortaleza), que fica na Avenida Santos Dummont 485, Aldeota – Fortaleza/CE. Informações no site oficial.

No interior de Minas, tem o CMJF (Colégio Militar de Juiz de Fora), com informações no site oficial. O endereço é na Avenida Juscelino Kubitschek, 5200 – Nova Era – Juiz de Fora/MG.

No Norte, o CMM (Colégio Militar de Manaus), fica na Rua José Clemente, 157 – Centro – Manaus/AM e outras informações estão no site oficial da instituição, onde os candidatos podem obter outras informações.

Por fim, os demais colégios militares no Brasil são o Colégio Militar de Porto Alegre, Colégio Militar de Recife, Colégio Militar do Rio de Janeiro, Colégio Militar de Salvador, Colégio Militar de Santa Maria-RS e, por fim, o Colégio Militar de São Paulo.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Colégio Militar Inscrições 2024 O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário