Como transferir carro pelo aplicativo Digital CDT do Detran

Ficou muito mais fácil fazer a transferência de propriedades de carros, o cidadão comum, ou seja, a pessoa física, pode transferir carro pelo aplicativo Digital CDT (Carteira Digital de Trânsito).

Dessa forma, não é necessário ir até um cartório reconhecer firma, e isso não terá nenhum custo. A validação é feita de forma eletrônica, através da plataforma do governo no aplicativo Digital CDT do Detran.

Continue lendo abaixo para saber como transferir o carro pelo aplicativo Digital CDT do Detran, boa leitura!

transferir-carro-pelo-aplicativo-digital-cdt-do-detran.jpg Como transferir carro pelo aplicativo Digital CDT do Detran

O que é a transferência de veículo?

O processo conhecido como Transferência de Propriedade de Veículo atua como uma atualização do automóvel em bases de dados veiculares, ou seja, no Departamento de Trânsito (Detran) e no RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).

O documento permite o acesso ao histórico do carro, desde a sua fabricação até o dia de descarte/venda.

Ele reúne todas as alterações que o veículo tenha passado, como uma mudança de estado, troca de propriedade, furto, multas, entre outros. Seu objetivo é tornar regular a situação do veículo.

transferencia-carro-pelo-aplicativo-cdt.jpg Como transferir carro pelo aplicativo Digital CDT do Detran

Mas, por que fazer a transferência do veículo?

A transferência legal de um veículo serve principalmente para regularizar a situação do automóvel.

Por tanto, garante que o antigo dono não sofrerá nenhuma consequência legal por descuidos ou negligências. Veja os riscos e consequências que listamos abaixo:

Antigo dono sendo responsabilizado por multas do novo

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existe o prazo de 30 dias para que o antigo dono comunique o Detran sobre a venda da propriedade.

Este é o primeiro passo para dar início ao processo de transferir carro. Caso isso não seja feito, estará sujeito a arcar com as possíveis infrações que o novo proprietário venha a cometer.

Multas por não solicitar o novo CRV dentro do prazo

No CTB, não fazer a solicitação do novo Certificado de Registro de Veículo (CRV) dentro de até 30 dias, vai resultar em multa.

A infração é considerada como média, tendo o custo de R$130,16 para o novo proprietário, variando de acordo com cada Estado. É possível ter o carro retido pelo Governo!

Ficar impossibilidade de contratar serviço de segurança

Para o novo proprietário do automóvel, além da multa, também é possível ter como consequência a impossibilidade em contratar serviços de segurança.

Se o carro não estiver no nome do proprietário, ele não vai conseguir contratar uma proteção veicular ou serviços de segurança. Portanto, caso sofram algum sinistro, não vai ter nenhuma cobertura, de nenhum tipo.

como-fazer-transferencia-pelo-aplicativo-cdt.jpg Como transferir carro pelo aplicativo Digital CDT do Detran
Aplicativo Digital CDT do Detran

O aplicativo Digital CDT do Detran, ou seja, Carteira Digital de Trânsito, foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com uma nova ferramenta: a possibilidade de transferir carro pelo aplicativo digital CDT do Detran.

Essa funcionalidade facilita a compra e vendas entre as pessoas físicas. Com essa novidade, o usuário conta com a opção para realizar negociações sem ter a necessidade de reconhecer firma ou firmar um contrato em papel, ele poderá recorrer apenas ao app, através da assinatura digital do gov.br.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a autorização da transferência pode ser feita por qualquer proprietário, desde que o carro tenha a documentação digital, que são os que saíram de fábrica ou transferidos do dia 4 de janeiro de 2023.

Faça a Transferência Carro pelo aplicativo

Para fazer a Transferência de carro pelo aplicativo Digital CDT do Detran, o vendedor deverá acessar o aplicativo do Detran, informar o CPF do comprador e depois assinar digitalmente.

Logo em seguida, o comprador vai receber uma notificação e deverá repetir o processo. A autorização da mudança da propriedade veicular vai diretamente para o sistema do Governo Federal.

O passo seguinte é levar o veículo para passar por uma vistoria no departamento de trânsito local, efetivando a transferência do carro.

Para fazer a transição digital, os vendedores e compradores devem ter o login qualificado no Gov.br. O Detran, onde o veículo estiver registrado, deve ter aderido ao novo sistema de autorização digital.

A transferência carro por meio eletrônico está disponível para veículos que tiverem com a documentação digital. Acesse o site do Detran ou faça download do aplicativo digital CDT, para dar início a transferência veicular.

Conheça outras funcionalidades

Após o lançamento da Carteira Nacional de Habilitação eletrônica (CNH-e), que ocorreu em 2017, o aplicativo CDT ganhou diversas funções e exibe o documento.

O app está disponível para Android e iOS, ele possibilita que o usuário consulte a documentação completa do veículo, além do acesso a alguns procedimentos relativos a multas e aos documentos.

A outra ferramenta disponível no aplicativo é a indicação do condutor principal do veículo. Para indicar uma pessoa responsável, o proprietário deve acessar a parte de “Meus veículos”, clique no ícone com informações do carro e depois selecionar a opção “Principal condutor”.

Será necessário que o principal condutor também possua o aplicativo instalado no telefone, para que, quando for indicado, ele possa concordar com o procedimento.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como transferir carro pelo aplicativo Digital CDT do Detran O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário