Vendedores de colchões disfarçados são ladrões de casas?

Sem dúvidas, todos já perceberam que atualmente uma onda de fake news tem tomado conta da internet de forma que fica difícil saber o que é verdade ou não. Por esse motivo, sempre que uma história viraliza, é sempre importante ir em busca de fontes seguras antes de sair compartilhando. Nos últimos dias, tem circulado nas redes a história de que vendedores de colchões disfarçados são ladrões de casas. 

Na verdade, a história diz que esses homens estão se disfarçando de vendedores de colchões para entrar em casas armados e realizar assaltos. Além disso, a informação está sendo compartilhada em vários estados do país, causando dúvidas sobre a veracidade. A mensagem é compartilhada com a imagem de dois homens e no texto diz que uma mulher também acompanha os dois.

Com isso, obviamente a população acaba ficando com medo e em alerta  e muitos acabam compartilhando sem saber se a informação é verdadeira ou falsa. Por isso, é sempre importante buscar em fontes confiáveis para saber a veracidade de qualquer notícia antes de compartilhar. A seguir, veja a imagem compartilhada com dois homens e o texto se referindo a eles como ladrões disfarçados.

Vendedores-de-colchoes-disfarcados Vendedores de colchões disfarçados são ladrões de casas?

Vendedores de colchões disfarçados são ladrões de casas?

Como visto na imagem, o texto compartilhado junto com ela diz: “Dois rapazes estão andando nas casas fazendo demonstrações de colchões ortopédicos. Não abram o portão para eles e nem os deixam entrar em sua casa. Cuidado! Eles também tem uma mulher junto com eles!!! São ladrões e estão armados! Vamos ficar atentos. Obrigado! Informação da Polícia Civil”.

Portanto, este mês a mensagem passou a ser compartilhada com bastante força nas redes sociais, sobretudo, em grupos de WhatsApp. Dessa vez a história foi propagada com bastante força na região Carbonífera, onde afirmavam que “São de Charqueadas”. Mas, de acordo com o delegado de polícia da região, essa notícia “não procede” e se trata de mais uma fake news. Além disso, várias outras fontes de comunicação confiáveis verificaram a informação e foi constatada que ela é falsa.

Além de tudo, de acordo com alguns sites, esse é o tipo de notícia que é fácil saber que se trata de uma notícia falsa, por conta de diversos detalhes. Como por exemplo, os vários erros de ortografia, além de não conter informações específicas sobre o assunto. Além do mais, a orientação é que as pessoas não compartilharem informações onde não seja confirmada a veracidade dos fatos. Também, é preciso ficar atento quando essas mensagens estão acompanhadas por fotos, como nesse caso.

Nesse caso em específico, a mensagem circula com a foto de dois homens que estariam armados e disfarçados de vendedores de colchões ortopédicos. Mas, na verdade, essa mesma foto e informação já havia circulado na redes desde o ano de 2019 e sempre foi falsa. Portanto, não é tão difícil descobrir que uma notícia como essa e falsa, basta dar uma pesquisada.

Como saber se uma notícia é falsa ou verdadeira?

Antes de mais nada, é preciso buscar fontes confiáveis que possa certificar que a mensagem é verdadeira ou falsa. Como por exemplo, nesse caso o primeiro passo a ser dado é buscar informações das autoridades policiais e eles poderão dar essa informação. De acordo com investigações da delegacia onde a mensagem foi propagada, não há nada comprovando que a notícia é verdadeira. Além do mais, de acordo com o delegado André Roese existem muitos riscos em espalhar mensagens como essa.

Na verdade, já houveram muitos relatos de pessoas que sofreram consequências por conta de informações espalhadas e que eram falsas. Por isso, esse tipo de atitude pode gerar muitos problemas, principalmente, quando existe fotos ou uma pessoa específica sendo acusada. Então, antes de propagar qualquer mensagem, é essencial saber antes se é verdade ou não.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Vendedores de colchões disfarçados são ladrões de casas? O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário