Conheça todos os brasileiros campeões do UFC
O cenário da luta tem sido marcado por diversos embates históricos e se tornado cada vez mais famoso por todo o mundo. Nosso país conta com diversos brasileiros campeões do UFC e vamos conhecer um pouco mais sobre eles.
FOTO: (Foto de Redd F na Unsplash)
Ao longo dos anos, esses atletas conquistaram títulos, deixaram legados e, em alguns casos, seguiram para novos desafios. Conhecer a trajetória e o legado dessas lendas ajuda a entender o que se pode esperar do futuro e contribui para seu jogo de aposta na Betfair.
As grandes lendas do Brasil
- Royce Gracie – Absoluto – 1993/1994
Pioneiro do UFC no Brasil, foi campeão do UFC 1, 2 e 4. Ficou muito conhecido pela sua rivalidade com Ken Shamrock. Além de ser o primeiro campeão da história do UFC, protagonizou também a luta mais longa da história, totalizando 36 minutos.
- Marcos Ruas – Absoluto – 1995
Segundo brasileiro a ser campeão do UFC, é famoso também por ter fundado a equipe de luta Ruas Vale Tudo. Além da trajetória gloriosa como lutador, atua também como treinador e já preparou diversos nomes famosos.
- Vitor Belfort – Pesado/Meio-pesado – 1997/2004
Aos 19 anos, Vitor Belfort se tornou o lutador mais jovem a ganhar uma luta do torneio e conquistou assim o UFC 12. Mas se engana quem pensa que parou por aí, Vitor seguiu trilhando um caminho brilhante e no UFC 46 conquistou seu cinturão da categoria meio-pesado.
- Murilo Bustamante – Peso-médio – 2002
Bustamante iniciou sua carreira no UFC como meio-pesado, no UFC 33, mas a glória de seu cinturão veio em uma categoria de peso abaixo, quando derrotou Dave Menne por finalização no UFC 35.
- Anderson Silva – Peso-médio – 2006/2013
Anderson Silva, o Spider brasileiro, foi um dos principais responsáveis por popularizar ainda mais o UFC no nosso país. Conquistou seu primeiro cinturão do torneio em 2006 e após passou por mais de 11 defesas. Até hoje é tido como um dos maiores nomes do UFC mundial.
- Rodrigo Minotauro – Pesado – 2008
Apelidado com o nome da criatura mitológica que levava corpo humano e cabeça de touro, Minotauro faz jus à fama. Gêmeo de Minotouro, também lutador de MMA, foi o primeiro peso-pesado da história a conquistar o cinturão do Ultimate e do PRIDE.
- Lyoto Machida – Meio-pesado – 2009/2010
Conhecido como “O dragão”, Lyoto foi campeão meio-pesado no UFC e carrega a incrível marca de ter conseguido defender com sucesso seu cinturão pela primeira vez na categoria não à toa, é conhecido como o quarto melhor lutador dela.
- Maurício Shogun – Meio-pesado – 2010/2011
Vencedor da categoria meio-pesado, Maurício Rua, ou Shogun como é conhecido pelos fãs e entusiastas de UFC, acumula durante sua carreira feitos memoráveis e lutas contra grandes nomes da competição.
- José Aldo – Peso-pena – 2010-2016
Mais forte que o mundo, não é apenas uma metáfora, para o filme que conta a história do lutador, nascido em Manaus, de origem humilde, Aldo teve que matar muitos leões para conquistar sua glória. Foi campeão do peso-pena duas vezes e campeão interino uma vez.
- Junior Cigano – Pesado – 2011/2012
Com uma das trajetórias mais conhecidas no país, consagrou-se como campeão dos pesos-pesados em uma luta inesquecível, com apenas um minuto e quatro segundos do 1º round nocauteou Cain Velasquez.
A luta marcou também uma nova era no UFC mundial, sendo transmitida pela primeira vez em TV aberta, tanto nos Estados Unidos, quanto no Brasil.
- Renan Barão – Peso-galo – 2012/2014
Tem como principal destaque a defesa pelo seu cinturão de forma memorável e é conhecido até hoje como campeão incontestável dos penas.
- Fabrício Werdum – Pesado – 2014/2016
Em 2015 teve seu grande feito na luta contra Caín Velásquez, após a vitória o brasileiro teve seus cinturões de Interino e Linear dos Pesos-Pesados do UFC unificados.
- Rafael dos Anjos – Peso-leve – 2015/2016
Primeiro campeão brasileiro da história dos pesos-leves do UFC, ficou conhecido pela frase “O show acabou!” que direcionou ao adversário após a luta.
- Amanda Nunes – Galo e Pena – 2016-2021
Única mulher brasileira a obter o cinturão de duas categorias do UFC, Amanda é Campeã das modalidades peso-galo e peso pena e conhecida por seus fãs como leoa, além de ser a primeira mulher brasileira a ser campeã do UFC.
- Cris Cyborg – Peso-pena – 2017/2018
É considerada como a maior lutadora de MMA de todos os tempos, sendo a única mulher a conseguir um Grand Slam do MMA. Conquistou seu cinturão em 13 de agosto de 2013.
- Jéssica Bate-Estaca – Palha – 2019
Jéssica ganhou o apelido após praticar o golpe “bate-estaca”, após ser pega desprevenida por uma chave de braço em uma competição de Jiu Jitsu.
Com o mesmo golpe, Jéssica cravou seu nome entre os brasileiros campeões do UFC.
- Deiveson Figueiredo – Peso-mosca – 2020-2021
Primeiro brasileiro a conquistar o peso-mosca, Deiveson tem seu nome registrado na história do UFC Brasil e mundial, seus embates mais famosos foram contra Brandon Moreno, lutador mexicano
- Charles do Bronx – Peso-leve – 2021
Charles lutou durante 10 anos de forma árdua para conquistar seu cinturão e o obteve em 2021, ao nocautear o norte-americano Michael Chandler.
- Glover Teixeira – Meio-pesado – 2021
Nascido em 28 de outubro de 1979, Glover é o segundo campeão mais velho do UFC, atrás apenas de Randy Couture, e o mais velho a conquistar o cinturão pela primeira vez.
- Alex Poatan – Peso-médio – 2022
Alex Poatan, é o único homem da categoria, no Brasil, a conquistar o cinturão em duas categorias diferentes. Em 2022, venceu Israel Adesanya e levou o título dos pesos médios. Em 2023, Poatan chegou a segunda glória, agora na categoria meio-pesado
- Alexandre Pantoja – Peso-mosca – 2023
Alexandre Pantoja, atual campeão peso mosca do UFC, representa a nova geração de talentos brasileiros, menino dos olhos para os entusiastas de apostas em UFC, derrotou Brandon Moreno, ex rival de Deiveson Figueiredo.
Ao longo desses 30 anos, a lista de brasileiros campeões do UFC vem crescendo cada dia mais e com a popularização do esporte é necessário manter os olhos abertos pois a qualquer momento uma nova lenda pode surgir, bem diante dos nossos olhos.
