Curso de Educação Financeira Gratuito 2024: Inscrições

Atualmente o seu nome está no SPC Serasa? Você está pagando algum empréstimo que pegou para pagar dívidas? Caso tenha respondido sim a uma ou a todas as perguntas anteriores, acha que a resposta seria a mesma se tivesse recebido aula de educação financeira na escola?

curso-de-educacao-financeira-gratuito-inscricoes Curso de Educação Financeira Gratuito 2024: Inscrições

Educação Financeira 2024

Atualmente quase 80% das famílias brasileiras estão endividadas, ano passado esse número era 6,1 pontos menor. É claro que esse aumento teve a influência da pandemia, da crise financeira, e a alta dos preços de todos ou quase todos os produtos que consumimos. No entanto, esse endividamento muito tem a ver com a pouca ou quase nenhuma educação financeira de grande parte da população.

Poucos de nós sabemos usar um cartão de crédito, por exemplo, e ainda assim, muitos usam mais de um cartão. E o pior, usam o cartão como se fosse um acréscimo em sua renda, quando na verdade, sabemos que não é assim que funciona. Nem todo mundo usa planilha de gastos, por exemplo. Ou sequer anotam os gastos mensais.

Um dos maiores erros atuais é usar o cartão de crédito para comprar comida, que é um gasto fixo. Ou seja, se você usar o cartão de crédito para fazer as compras do mês e parcelar, mês que vem você precisará fazer compras novamente, e terá duas parcelas de compras para pagar. Caso não pague, essa dívida pode virar uma bola de neve. Um outro erro comum entre os brasileiros endividados, é o pagamento do mínimo da fatura, que gera um acréscimo tão grande de juros, que em determinado momento se torna impossível de pagar. Em alguns casos, o indivíduo se vê com a fatura parcela, juros absurdos, e ainda sim se mantém usando o cartão, caso note que ainda tem algum limite, mesmo que seja mínimo.

curso-gratuito-de-educacao-financeira Curso de Educação Financeira Gratuito 2024: Inscrições

Educação Financeira nas escolas em 2024

Existem alguns projetos de que seja disponibilizada a disciplina de Educação Financeira em 2024 nas escolas, com o intuito de ensinar os jovens a lidarem com o dinheiro, antes mesmo de começar a trabalhar. Quanto antes você aprende, menor a chance de errar e de passar a fazer parte desses quase 80% de endividados.

A importância desse aprendizado se torna ainda maior quando falamos de jovens que cresceram vendo o pai, a mãe e outros parentes fazendo dívidas e mais dívidas e com o nome no SPC Seresa.

A inclusão da disciplina, no entanto, parece não ser tão simples e gera diversas discussões, porque por incrível que pareça, nem todos concordam que ela é necessária como Português e Matemática, por exemplo. Além disso, quando se trata de escolas públicas, tudo se torna mais difícil, porque a criação de uma nova disciplina, gera custos, como a contratação de mais um professor para o corpo de docentes, por exemplo.

No próprio portal do MEC são disponibilizados alguns materiais sobre o assunto. Mas muita gente que concorda que a disciplina deveria na verdade ser obrigatória. O Novo Ensino Médio gerou uma esperança em quem acredita na necessidade de ensinar sobre educação financeira nas escolas em 2024, a mudança porém, alcançou apenas os cursos técnicos e profissionalizantes.

É claro que preparar o jovem para o mercado de trabalho, antes mesmo de sair da escola, é essencial. No entanto, se esse jovem, além de preparado para o mercado de trabalho, saísse preparado para lidar com seu próprio dinheiro, a chance em sua vida financeira certamente seria consideravelmente maior.

cursos-gratuitos-de-educacao-financeira Curso de Educação Financeira Gratuito 2024: Inscrições

Curso de Educação Financeira Gratuito 2024 e Inscrições

Enquanto a disciplina obrigatória não vem, e enquanto não sabemos se virá, uma opção é fazer cursos de educação financeira em 2024 a parte. E é claro, independente da idade. Porque mesmo que você seja um dos inclusos naquela porcentagem de endividados, ainda dá tempo de aprender e de resolver a sua vida financeira, mesmo que isso pareça impossível.

Atualmente, na própria internet, encontramos muito material de qualidade sobre o assunto. Esse é o nicho, inclusive, de diversos influencers digitais da atualidade. Normalmente são pessoas que já fizeram diversos cursos, muitas vezes até criaram o seu próprio, e através das redes sociais passam um pouco desse conhecimento de maneira gratuita para seus seguidores. Essas dicas não chegam nem perto de um curso completo, mas sem dúvidas são melhores que nada.

Além disso, é possível buscar também a opção de cursos gratuitos. Diversas instituições tem projetos para disponibilizar cursos gratuitos, para ajudar os jovens a se incluírem no mercado de trabalho. E com o curso de educação financeira não seria diferente. Veja abaixo algumas das dicas que conseguimos para você.

Caso tenha se interessado em qualquer um dos cursos, os links para inscrições estão nos respectivos títulos acima.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Curso de Educação Financeira Gratuito 2024: Inscrições O site mais atualizado de 2024!

Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
Deixe seu comentário