É verdade que a Barragem de Taubaté estourou e alagou a Via Dutra?
Sem dúvidas, os últimos dias foram marcados pelas intensas chuvas pelo Brasil, sobretudo, no Litoral Norte de São Paulo, onde as tragédia causaram comoção e estado de alerta em todo o Brasil. Desse modo, muitos vídeos e registros passaram a ser publicado nas redes, entre eles está um vídeo bastante compartilhado de mais uma tragédia envolvendo as chuvas. Mas, será que é verdade que a barragem de Taubaté estourou e alagou a Via Dutra? Acompanhe a seguir se essa notícia é verdadeira.
É verdade que a Barragem de Taubaté estourou e a alagou a Via Dutra?
Primeiro, o vídeo compartilhado com essa informação, aparece vários carros sendo ilhados em meio a um intenso alagamento com proporções grandes na Via Dutra (rodovia que está entre São Paulo e Rio de Janeiro). De acordo com mensagens do vídeo, esse alagamento teria sido causado por conta do rompimento da Barragem de Taubaté, da qual muitos conhecem como Usina do Ribeirão Grande. A seguir veja algumas dessas mensagens que estão circulando na internet.
Primeira Versão: “Antenção Dutra em Taubaté Estourou barragem ….. Usina do Ribeirão Grande”. Segunda Versão: “Acabei de receber: Alguém sabe da veracidade do local e do fato?!? Estourou barragem em Taubaté na Usina do Ribeirão Grande gente Acabou de romper em Taubate, atingindo a Via Dutra!!” Terceira Versão: “MUITA ÁGUA “Estourou barragem em Taubaté, SP., Usina do Ribeirão Grande acabou de romper Dutra está totalmente alagada. Rede whatsapp”. Quarta Versão: “INFORMATIVO 23 DE FEVEREIRO 2024 Barragem em Taubaté Usina do Ribeirão Grande se rompeu”.
Sem dúvidas, as imagens publicadas são alarmistas e causam muito medo, chamando a atenção de todos que moram perto do local. No entanto, ao checar as informações, foi possível concluir que de fato essa região passou por um intenso alagamento. Mas, não existe nenhuma relação com o rompimento da barragem em questão, na verdade, só existem notícia relacionadas ao alagamento por conta de fortes chuvas.
De acordo com informações, esse intenso alagamento deixou a Via Dutra interdita, destruiu carros e causou diversos transtornos na cidade de Taubaté. Além disso, a Defesa Civil de Taubaté emitiu alertas de alagamentos por conta das fortes chuvas que acometeu a região, atingindo diversos bairros. Entretanto, não existe qualquer informação a respeito do rompimento da Usina de Ribeirão Grande, localizada em Taubaté.
Portanto, como visto até aqui, os alagamentos da Via Dutra não tem nenhuma relação com rompimento da usina próxima a Taubaté. Além disso, essa informação já foi desmentida pela própria Defesa Civil e pelo jornal local que desmentiu a imagem que estava sendo compartilhada afirmando que se tratava do estouro da barragem. Por fim, essa informação é falsa e os alagamentos da Via Dutra foram ocasionados por causa das fortes chuvas. E, para deixar ainda mais claro, a cidade de Taubaté, sequer possui barragens.
Entenda como a Rodovia Presidente Dutra ficou alagada:
Sendo assim, é válido ressaltar que a Rodovia Presidente Dutra teria ficado alagada por conta das fortes chuvas que atingiu Taubaté na última quinta-feira. Além disso, nas próprias imagens compartilhadas é possível ver diversos carros ilhados no local enquanto caia o temporal. Nesse mesmo dia, Taubaté foi a cidade mais castigada pelas fortes chuvas. O local mais atingido pelo temporal teve que ser interditado pela Polícia Federal por alguns minutos, onde a polícia afirmou ter interditado o trecho em sentido ao Rio de Janeiro.
Nesse período, o trânsito fluía somente pelo acostamento em uma das faixas. Posteriormente, o Prefeito de Taubaté convocou uma reunião para discutir sobre as medidas de enfrentamentos às fortes chuvas na cidade. Então, ficou ainda mais claro que os alagamentos foram por conta das fortes chuvas, não tendo nenhuma relação com rompimento da barragem próxima da cidade.
O site mais atualizado de 2024!