Empréstimo com agiota 2024 é crime? Como Funciona
Quanto mais velho você for, maiores as chances de você ter passado por algum momento de aperto ou de maior dificuldade. E as vezes, em meio ao desespero, algumas pessoas acabam tomando atitudes desesperadas. Um delas é pegar empréstimo com agiota 2024. Vamos falar sobre isso?
Empréstimo com agiota 2024
A vida adulta traz em sua bagagem diversas novidades, uma delas são as responsabilidades e as contas para pagar. Por mais que a gente se esforce, e trabalhe até mais do que deveria, nem sempre é possível evitar um movimento de crise financeira. Problemas que aparecem de surpresa, como um gás de cozinha que acaba, uma doença inesperada, conta de água mais cara por causa de um vazamento e até uma demissão que você não esperava, são apenas alguns do motivos para algumas pessoa se enxergarem sem saída.
Quanto menos dinheiro você tiver, mais as situações como essas vão te atingir, porque você vai precisar de mais dinheiro, e as vezes não faz a mínima ideia de onde esse dinheiro vai sair. Algumas pessoas recorrem a um amigo ou parente, outros correm para o banco e tentam solicitar um empréstimo, alguns podem decidir usar o cartão de crédito. Para algumas pessoas, no entanto, isso pode não ser possível, principalmente se for alguém com o nome restrito no SPC e Serasa, por exemplo.
Por acreditarem que não possuem outra opção, algumas pessoas acabam se rendendo a tentação de solicitarem um empréstimo com agiota 2024. Para alguém desesperado e sem alternativas, a princípio pode parecer uma boa ideia, mas acredite, não é. O que vai parecer simplificar a sua vida agora, pode transformar-se em uma grande dor de cabeça futuramente. Então se eu puder te dar um conselho sobre isso, eu diria que: Não faça.
Como funciona o empréstimo com o agiota 2024
Os agiotas são indivíduos que se aproveitam de um momento de fragilidade e desespero de uma pessoa endividada para oferecer seus serviços de empréstimo. Essas pessoas tiram o dinheiro, de origem as vezes duvidosa, do próprio bolso, não envolvendo instituições financeiras oficiais. O cliente escolhe o valor que precisa, e o agiota empresta o dinheiro, com um prazo para devolução e com um juros definido por ele mesmo, sem qualquer cálculo oficial.
Chegado o prazo do pagamento, caso ele não aconteça ou por algum motivo, você atrase, pode ter duas certezas: a primeira é que o agiota não vai perdoar a sua dívida e a segunda é que ele vai te procurar. Além de aumentar a incidência de juros, com valores completamente exagerados e absurdos, a cobrança pode não ser nada amigável. Existem diversos casos de pessoas que foram ameaçadas, não apenas individualmente, mas também a sua família. Muitos já foram agredidos e existe a chance das agressões serem ainda mais violentas, podendo chegar a consequências nada agradáveis. Como disse anteriormente, sobre o empréstimo com agiota 2024, se eu puder lhe dar um conselho: Não faça.
O empréstimo com agiota 2024 é crime?
Sim, para que não restem dúvidas, o empréstimo com agiota é crime e por isso, e por todos os outros motivos citados anteriormente, não é indicado que faça. O primeiro item para caracterizar o empréstimo com agiota como crime é em relação a procedência do dinheiro, que você não possui garantias de que é um dinheiro limpo.
Além disso, o segundo ponto, são os juros excessivos, sem base em qualquer lei ou tabela. Existe uma lei que proíbe esses excessos. Veja a seguir.
A Lei 1.521 refere-se a crimes contra economia e diz que:
Art. 4º. Constitui crime da mesma natureza a usura pecuniária ou real, assim se considerando:
a) cobrar juros, comissões ou descontos percentuais, sobre dívidas em dinheiro superiores à taxa permitida por lei; cobrar ágio superior à taxa oficial de câmbio, sobre quantia permutada por moeda estrangeira; ou, ainda, emprestar sob penhor que seja privativo de instituição oficial de crédito;
b) obter, ou estipular, em qualquer contrato, abusando da premente necessidade, inexperiência ou leviandade de outra parte, lucro patrimonial que exceda o quinto do valor corrente ou justo da prestação feita ou prometida.
E aí nem está sendo levado em conta de, por ser um empréstimo concedido por uma pessoa comum e não por um banco ou qualquer outra instituição financeira, torna-se um transação de natureza não regulamentada. Não existe qualquer garantia, documentação ou contrato.
Quais os riscos de fazer um empréstimo com agiota 2024?
- Juros abusivos, que podem vir a aumentar sem aviso prévio
- Falta de garantia, não possui qualquer contrato legal
- É considerado crime, e o agiota está sujeito a até 8 anos de prisão
- Violência psicológica
- Ameaças, com riscos de violência física
- Insegurança para a família de quem solicitou o empréstimo
Eu entendo que estar endividado e desempregado é uma situação de fato desesperadora, mas fazer um empréstimo com agiota 2024 pode te colocar em uma situação ainda pior, então se possível for, evite.
O site mais atualizado de 2024!