Acesse Nossas Redes Sociais

Encceja

Encceja 2022: Telefone, Dúvidas e Reclamações

Publicado

em

Nos últimos anos, o número de analfabetos e pessoas sem acesso à escolaridade no Brasil vem diminuindo constantemente. Apesar dessa diminuição, o país ainda registra mais de 10 milhões de analfabetos.

Essa queda se deve a diversos programas e exames governamentais que levam o acesso a esses serviços aqueles que não tiveram oportunidades e não puderam encerrar sua escolaridade na idade adequada.

Com isso, vamos conhecer um pouco mais sobre a Encceja, sua história, funcionamento e como o aluno poderá tirar suas dúvidas e entrar em contato.

encceja-telefone Encceja 2022: Telefone, Dúvidas e Reclamações

Um pouco mais sobre a Encceja

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é um exame gratuito e voluntário que serve para conceder os certificados de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio.

Esse exame permite que jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade adequada possam ser certificados nos níveis de ensino fundamental e médio.

O Encceja em nível fundamental pode ser aplicada para qualquer brasileiro que tenha 15 anos ou mais. Já em nível médio, o exame pode ser aplicado para qualquer brasileiro que possua 18 anos ou mais.

As provas são realizadas pelo Inep, com colaborações de secretarias estaduais e municipais de educação. A emissão dos certificados deve ser feita através das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação.

Existindo desde de 2002, o Encceja é composto por quatro provas, onde se é necessário obter no mínimo 100 pontos por matéria para conseguir obter a certificação parcial.

No caso de o aluno conseguir alcançar todas as pontuações necessárias, basta se dirigir a Secretaria de Educação do seu Estado e solicitar a emissão do certificado de conclusão do ensino correspondente.

As provas da Encceja são constituídas da seguinte forma:

Ensino Fundamental: – Prova 1 – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física;

– Prova 2 – Matemática;

– Prova 3 – História e Geografia;

– Prova 4 – Ciências Naturais;

– Redação.

Ensino Médio: – Prova 1 – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

– Prova 2 – Matemática e suas tecnologias;

– Prova 3 – Ciências Humanas e suas Tecnologias;

– Prova 4 – Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

– Redação.

Essas áreas do conhecimento são determinadas por meio do currículo da Base Nacional Comum e de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Além disso, o Encceja possui 4 aplicações, sendo elas exame nacional para residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, Encceja Exterior PPL e o exame para residentes no Brasil que estão privados de liberdade.

O Exame costuma ser aplicado a cada 2 ou 3 anos. O exame deveria ser aplicado anualmente, mas por motivos políticos e socioeconômicos voltados à educação o exame não ocorre dessa maneira.

O Encceja tem como finalidade, construir uma referência nacional de avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos por meio do processo escolar ou extraescolar.

Com isso, o exame estabelece uma referência nacional, tendo uma relevância multidimensional para a educação do país.

encceja-telefone-duvidas Encceja 2022: Telefone, Dúvidas e Reclamações

Inscrições Encceja

O processo de inscrição para o exame é feito inteiramente pelo site oficial do Inep e administrado pelo mesmo.

O aluno que tiver interesse em se cadastrar, deverá acessar o site e preencher todos os seus dados, desde Nome, CPF até o endereço. O aluno deverá informar também, qual local da realização do exame e qual a categoria.

Feito isso, basta responder a um pequeno questionário e aguardar a confirmação da inscrição.

Reclamações Encceja

Para registrar uma reclamação referente aos serviços prestados, o Encceja disponibiliza diversos meios de contato para que seja feito esse registro.

Essas reclamações podem ser feitas pela Ouvidoria Online, que fica disponível 24h por dia e funciona de forma que permite o aluno se comunicar com a administração pública.

Além da forma online, o Encceja atende via telefone e e-mail.

encceja-telefone-duvidas-e-reclamacoes Encceja 2022: Telefone, Dúvidas e Reclamações

Ouvidoria Encceja

A ouvidoria é o canal responsável pelo recebimento, apuração e tratamento das reclamações referentes aos serviços que são prestados pelo Encceja, bem como o atendimento dos demais canais de informação.

Para acessar a ouvidoria e poder consultar o andamento das suas reclamações registradas, acesse o site www.gov.br e siga os seguintes passos:

– Acesse o site;

– Clique na opção “Ouvidoria”.

Feito isso, serão exibidas as formas de contato com a ouvidoria, que são telefone ((61) 2022-3044) e e-mail ([email protected]).

Para um melhor atendimento ao público, o Encceja disponibiliza diversos meios de contato para melhor atender ao público, são eles:

– Fale Conosco (Atendimento online);

– Central de Atendimento telefônico (Atendimento via telefone);

(61) 2022-3000 (de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h);

– Ouvidoria do Poder Executivo Federal (e-Ouv).

– Central de Atendimento ao Estudante ou Núcleo de Atendimento ao Procurador Institucional (Atendimento presencial).

Para entrar em contato com o NAPI, basta ligar para o número 0800 61 61 61, contato via site ou presencial. No entanto, esses órgãos ficam somente em Brasília.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Encceja 2022: Telefone, Dúvidas e Reclamações em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.