Acesse Nossas Redes Sociais

ENEM

ENEM 2022 Inscrições

Publicado

em

O Enem 2022 é um dos exames mais importantes do ano e jovens de todo o Brasil se preparam meses e meses com antecedência para conseguir um bom resultado. Além de toda essa preparação, também é necessário ter muita atenção no que diz respeito às etapas para o exame ser feito e elas começam com o processo de inscrição.

resultado-enem ENEM 2022 Inscrições

A partir do momento em que você garanta a sua inscrição, o próximo passo é ficar de olho nas datas da aplicação das provas, lembrando que esse exame é aplicado em dois dias, portanto, as duas etapas são fundamentais para se ter um bom resultado. Vamos consultar todas as informações sobre a edição deste ano e fique por dentro para que você possa participar também.

ENEM 2022

Através do Exame Nacional do Ensino Médio, também conhecido como Enem, é que jovens de todo Brasil conseguem garantir a entrada em universidades públicas e privadas. No que diz respeito às Universidades privadas, são concedidas bolsas, sejam elas integrais ou parciais.

Olhando para toda transformação que o Enem vem trazendo nos últimos anos, podemos afirmar que esse é o principal programa de educação já criado no Brasil. Além disso, o jovem também consegue concorrer a programas de educação, sejam a nível técnico ou superior, entre várias outras oportunidades. Então não fique de fora e garanta a sua participação na edição do Enem de 2022.

Essas são as principais informações sobre o formato desse exame:

  • As inscrições abrem normalmente no segundo semestre, mas pode acontecer antes
  • As provas são aplicadas, normalmente, no mês de novembro
  • As vagas são para universidades públicas e privadas
  • As provas são aplicadas em dois dias

Entender o formato do exame fica mais fácil de você se preparar e acompanhar todas as informações relacionadas à ele. Lembrando que através do site oficial é que você garante a sua inscrição e onde você também acompanha o resultado oficial.

enem-inscricoes ENEM 2022 Inscrições

ENEM 2022 Inscrições

Considerada a etapa mais importante, as inscrições do ENEM 2022 serão realizadas apenas pela internet, o que significa dizer que não existe nenhum atendimento presencial para receber as inscrições dos candidatos interessados, então fique bastante de olho nas orientações que vamos disponibilizar aqui para essa etapa.

Existe um site oficial do Enem onde o processo de inscrição pode ser realizado, assim como a consulta de todas as demais etapas como local de prova, data, horário, resultado, entre outras orientações. Portanto, utilize esse site para que você possa sanar todas as dúvidas sobre esse exame.

  • Acesse o site para realizar sua inscrição: www.enem.inep.gov.br/participante
  • O pagamento da taxa de inscrição é importante, mas o aluno que se encaixa nos requisitos pode solicitar a isenção. Lembrando que no último ano o valor cobrado foi de R$85,00.

Data da Prova do ENEM 2022

As datas das provas do Enem 2022 poderão ser marcadas para o mês de novembro, pensando nas edições anteriores foi assim que aconteceu. Lembrando que as datas ocorrem em dois dias e o aluno precisa comparecer nesses dois momentos, porque cada dia tem um objetivo diferente e para conquistar a aprovação será necessário realizar todas as etapas.

Outra informação que achamos muito importante divulgar é sobre o formato dessas provas para você entender quais são os conteúdos que são cobrados, principalmente para que você saiba o que estudar e como estudar. No processo de preparação faz toda a diferença no seu resultado final e por isso o quanto antes você montar o seu planejamento e saber o que será cobrado em cada uma das duas provas que serão aplicadas, mais chances você terá de ter um bom resultado.

  • Conteúdo do primeiro dia do Enem: Geografia, filosofia, história, língua portuguesa, sociologia e língua estrangeira. Também ocorre a aplicação da redação;
  • Conteúdo do segundo dia do Enem: Biologia, matemática, química e física.

Pegamos como referência a última prova aplicada para que pudéssemos listar o conteúdo acima, mas é muito importante acompanhar o edital com as informações atualizadas referente ao processo de 2022. Acompanhar o edital com as informações atualizadas para esse ano é fundamental, principalmente para saber se teve alteração no conteúdo para cada dia de aplicação das provas.

inscricoes-enem ENEM 2022 Inscrições

Resultado Enem 2022

Depois que o aluno é inscrito no exame, ele garante um cadastro no site e será nesse espaço que ele vai poder consultar todas as informações sobre o mesmo, principalmente no que diz respeito ao resultado do Enem 2022. O site oficial é o melhor caminho para que você possa consultar as informações verdadeiras, então não deixe de favoritar esse site e verificar ele sempre que precisar.

  • Acesse a página do participante aqui: www.enem.inep.gov.br/resultado
  • Informe o seu CPF e senha
  • Caso não lembre da senha, vai ter uma opção na página para que você possa redefinir

O resultado é um dos momentos mais esperados e é aqui que o estudante vai saber se ele conseguirá uma bolsa em uma universidade privada ou uma vaga em uma universidade pública.

 

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news ENEM 2022 Inscrições
Compartilhe:

Redatora do HPG é Formada em Comunicação em Mídias Digitais pelo SENAI e em Jornalismo pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Larissa Silva é uma jovem mineira que vive em São Paulo e tem a redação como paixão, desde pequena amava ler muitos livros e pretende escrever alguns em breve.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Educação

Isenção da Taxa do Enem 2022: Como Fazer

Publicado

em

Hoje em dia, fica quase impossível garantir boas oportunidades de emprego sem ter feito uma faculdade. Mas o que acontece, é que o preço dos cursos superiores é muito elevado, e em grande parte dos casos a pessoa que deseja fazer o curso de graduação não tem condições financeiras para pagar. Para esses casos, uma boa alternativa é o Exame Nacional no Ensino Médio, onde pagando uma taxa os alunos podem fazer a prova e concorrer a vagas nas maiores universidades do país. Mas muitas vezes, os candidatos não tem condições de arcar nem mesmo com o pagamento da taxa para a realização do exame. Para isso, o Enem possibilita que esses candidatos solicitem a isenção da taxa do Enem, o que ajuda muito!

Por isso, se você tem vontade de fazer uma faculdade, mas não tem dinheiro para pagar a taxa do Enem, leia esse artigo pois vamos te dar todas as informações sobre a isenção da taxa do Enem 2022 e como solicitar.

enem Isenção da Taxa do Enem 2022: Como Fazer

Valor da Taxa Enem 2022

Para candidatos comuns, que frequentem escolas particulares, ou que apenas tenham como pagar, a taxa de inscrição do Enem é de R$ 85,00. E assim que as inscrições são abertas, o pagamento da taxa já inicia também. O pagamento é feito por um GRU, ou seja, um documento oficial da União para o pagamento. Mais informações sobre a realização desse pagamento são dadas no próprio site de inscrição do Enem e o candidato pode realizar o pagamento de forma fácil em um banco, agência dos correios ou casa lotérica.

Um ponto importante, é a realização do pagamento dentro da data correta. Isso porque, a confirmação da inscrição do candidato depende do pagamento dessa taxa. Dessa forma, o candidato pode ser impedido de fazer a prova por não ter pago a taxa.

isencao-taxa-de-inscricao-enem Isenção da Taxa do Enem 2022: Como Fazer

Isenção da taxa Enem 2022

E para quem não tem condições de pagar pela taxa, pode-se recorrer a solicitação da isenção da taxa de inscrição do Enem 2022. Mas para isso, é muito importante se atentar as datas em que a isenção pode ser solicitada. Isso porque em geral o período de solicitação é feito bem antes do período de inscrições.

Além disso, para solicitar a isenção, você deverá fornecer algumas informações, e essas devem ser verídicas. Depois as informações serão confirmadas, e posteriormente você pode ser desclassificado de sua vaga por fornecer dados falsos.

Requisitos para Isenção da Taxa Enem 2022

Mas, como é preciso ter alguns requisitos para poder solicitar a isenção da taxa do Enem 2022, é importante estar atento a eles:

  • Ter feito o Ensino Médio em escola pública ou então escola particular em condição de bolsista integral da instituição. Ou ainda, ter concluído o ensino médio por meio do Encceja;
  • Renda familiar per capita inferior a 1 salário mínimo e meio;
  • Estar no último do ensino médio em uma escola que tenha sido declarada no Censo do ano anterior ao exame.

Justificativa de Ausência para Isenção da Taxa do Enem

Caso você já tenha se inscrito em edições anteriores do Enem e não tenha comparecido para fazer a realização da prova, saiba que você não tem direito a solicitar uma nova isenção da taxa de inscrição do Enem. Isso porque o Enem entende que você já teve uma oportunidade e não a aproveitou da melhor maneira possível. Vale lembrar que é gasto muito dinheiro para a impressão das provas, e o não comparecimento gera prejuízo. Por isso, caso você não possa comparecer e deseje fazer o Enem em outros anos pedindo a isenção da taxa de inscrição você deve justificar o motivo da sua ausência.

No mesmo período de solicitação da isenção, o candidato deverá fazer sua justificativa de ausência, também através do site do Inep. Para isso, alguns documentos são aceitos, como:

  • Atestado médico;
  • Licença Maternidade ou então, Paternidade;
  • Declaração de trabalho durante a realização da prova;
  • Certidão de óbito de um familiar;
  • Certidão de casamento com a data do Enem;
  • Boletim de Ocorrência com a data do Enem.

enem-taxa Isenção da Taxa do Enem 2022: Como Fazer

Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição do Enem 2022

Caso você tenha se enquadrado dentro dos requisitos que foram citados acima, você poderá fazer a solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição do Enem 2022. E para isso você deve:

  • Entrar na página do participante do Enem, dentro do Inep;
  • Clicar em “Isenção Enem 2022”;
  • Fornecer todos os dados solicitados, que em geral serão CPF e uma senha que você registrará em seu primeiro acesso. Se você já tiver feito o Enem em outros anos, a senha será a mesma;
  • Confirmar todos os dados sobre você e Enem anteriores que aparecerão;
  • Fornecer seus dados e da sua família em relação a renda, para que o sistema consiga entender qual é a sua situação;
  • Fazer o preenchimento do questionário;
  • Informar seus dados de contato;
  • Clicar em “Finalizar” após todo o processo.

Lembre-se de fornecer apenas informações verdadeiras, caso contrário o candidato terá que arcar com as consequências legais. Além é claro, de não conseguir a isenção taxa de inscrição do Enem 2022. Para maiores dicas acesse o site www.enem.net

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Isenção da Taxa do Enem 2022: Como Fazer
Compartilhe:
Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.