Governo Lula distribui Picanha grátis no CRAS, é verdade?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o cargo no último dia 1º de janeiro, para um mandato de quatro anos.

governo-lula-distribui-picanha-gratis-no-cras-e-verdade Governo Lula distribui Picanha grátis no CRAS, é verdade?

No entanto, durante a campanha eleitoral, entre outras coisas, prometeu em um discurso que a população iria voltar a “comer picanha” no churrasco.

Desta maneira se trata de ilusão ao forte aumento do preço da carne desde o governo passado, de Michel Temer, aumentando ainda mais durante o governo de Jair Bolsonaro.

Desta maneira, nas redes sociais e no imaginário de muita gente, já surgiu o boato de que o novo presidente estaria distribuindo picanha grátis no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Naturalmente, a história é uma mentira, embora muitos acreditam ser verdade e já fazem diversos comentários nas redes sociais. O CRAS é, como o nome diz, um local de assistência social para pessoas que estão, por algum motivo, em situação de vulnerabilidade social.

Sem picanha no CRAS

Portanto, não teria nenhum sentido e nem haveria verba para isso, na hora de dar picanha para as pessoas que recebem atendimento no CRAS.

Assim, essa é mais uma das muitas notícias falsas que surgem nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem instantânea, como o WhatsApp e o Telegram.

Assim, o CRAS, que funciona com unidades em quase todas as cidades do Brasil, não recebeu e não vai receber picanha para os moradores de rua ou para quem esteja em qualquer situação de vulnerabilidade social.

Além disso, o CRA não é uma entidade voltada para distribuir alimentos para as pessoas à vontade.

Esse órgão é onde as pessoas se inscrevem, normalmente quem já está também inscrito no CadÚnico (Cadastro Único), uma forma de o governo controlar e ter noção de quem está em situação de vulnerabilidade.

Normalmente, quem vai ao CRAS são pessoas com dependência química, que vivem nas ruas ou que moram em casas, mas sem uma condição mínima de sobrevivência.

Outra questão importante é que muitos dos que buscam ajuda do CRAS são pessoas que vivem a situação de insegurança alimentar.

O que é isso? Na prática, é quando uma pessoa tem o que comer em um determinado dia, mas não sabe se vai ter o que comer no dia seguinte ou nas semanas seguintes.

Por isso, o CRAS faz o cadastro, triagem e até mesmo envia profissionais de assistência social nas casas dessas famílias mais necessitadas para fazer um levantamento do que precisam.

Então, é totalmente falso e inviável a suposta distribuição de picanha por parte do novo governo eleito.

governo-lula-distribui-picanha-gratis-no-cras-e-verdade Governo Lula distribui Picanha grátis no CRAS, é verdade?

Construção da mentira

Assim, quem criou e difundiu esse assunto, aproveitou uma fala do presidente, durante a campanha eleitoral, para unir com a necessidade de assistência social, para difundir essa história totalmente falsa.

Muitos, obviamente, não vão acreditar, pois, se trata de uma mentira escancarada. No entanto, há pessoas com menor instrução e sem acesso a informações, que não vão ter o discernimento de saber que se trata de notícia falsa.

Assim, se forem pessoas que precisam de ajuda, vão acreditar e vão ao CRAS atrás de uma carne que não existe lá. Por outro lado, se for algum apoiador do ex-presidente, já será motivo para criticar o governo atual pela suposta doação de picanha aos mais pobres.

Por fim, sempre que surgirem informações sem fonte confiável, já desconfie. E sempre busque os meios oficiais de comunicação, os grandes portais e grandes jornais para tentar confirmar as informações.

Se eles não noticiaram nada sobre o assunto que vem sendo divulgados pelos grupos de WhatsApp, certamente o assunto é falso e sem um embasamento claro, o que se configura na chamada ‘fake news’.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Governo Lula distribui Picanha grátis no CRAS, é verdade? O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário