Lula suspendeu a compra e venda de carros blindados?

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revogou no começo do ano as blindagens de veículos particulares, por conta de uma lei ainda criada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) no ano passado.

lula-suspendeu-a-compra-e-venda-de-carros-blindados-1 Lula suspendeu a compra e venda de carros blindados?

Na oportunidade, Bolsonaro desobrigou a exigência do chamado CR (Certificado de Registro) para proprietários de carros blindados. Desta maneira, Lula também suspendeu essa lei que desobrigava.

No entanto, a medida adotada agora por Lula também causou uma paralisação da produção das blindagens para os veículos. Isso porque, com a medida, o Exército, em alguns estados, entendeu que se deveria suspender novos registros de blindagens.

Então, já há casos de proprietários de carros que compraram a blindagem, pagaram pelo serviço e não podem blindar. Em alguns casos há até mesmo proprietários com os carros nas oficinas de blindagem sem poder utilizar o veículo e nem retirar de lá por conta da restrição.

Críticas

Assim, a medida de Lula gerou críticas tanto das empresas que produzem blindagens quanto dos proprietários dos carros blindados, que ficam sem poder utilizar os veículos.

Além disso, também vale lembrar que, no ano passado, o número de blindagens nos carros de passeio cresceu 22% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ou seja, é um mercado promissor e que também mostra a preocupação das pessoas de maior poder aquisitivo com a segurança.

Em reportagem do portal de notícias Uol, o Exército e o Ministério da Defesa, responsáveis pelo assunto, não responderam às demandas dos jornalistas. Desta maneira, os proprietários de carros e também os donos da empresas de blindagem continuam à espera.

O fato é que, desde o início do ano, esse mercado de blindagem de veículos está sofrendo com essa falta de definição por parte do atual governo federal. Isso por conta também do fato de o governo anterior desobrigar o uso do CR para carros blindados.

Então, há um impasse e um mercado altamente lucrativo, além de importante para o setor de segurança privada, segue parado.

lula-suspendeu-a-compra-e-venda Lula suspendeu a compra e venda de carros blindados?

Por que fazer a blindagem?

Atualmente, e já há muitos anos, as grandes cidades brasileiras sofrem com o aumento da violência e da criminalidade.

Desta maneira, carros mais caros e luxuosos são alvo da cobiça de ladrões, especialmente as quadrilhas especializadas em carros de maior valor, pois, podem revender principalmente fora do país, como no Paraguai, por exemplo.

Assim, a blindagem é uma forma de os proprietários se defenderem e não precisar necessariamente entregar o seu bem para o criminoso. Isso porque, quando não se tem a blindagem e o bandido está armado, não se tem muito o que fazer.

Afinal de contas, sua vida é mais importante e vale muito mais que um bem material, que muitas vezes inclusive tem seguro e é possível comprar outro.

Contudo, também tem a questão dos sequestros. Os criminosos veem pessoas com carros mais caros e de maior poder aquisitivo, sequestram a vítima e levam o carro e os dois para um cativeiro.

Então, além do prejuízo financeiro, ainda tem o trauma psicológico de quem sofreu um ataque desses. Até por isso, a blindagem tem essa eficiência, pois, é possível reagir, deixar o local e, mesmo que o ladrão atire, a bala não vai perfurar nem a lataria e nem os vidros do carro.

Justamente por conta dessa capacidade de retenção da blindagem do veículo. Ainda assim, tem a questão do prejuízo, pois, em caso de tiro, ficam as marcas da bala. Neste caso é necessário até mesmo fazer uma nova blindagem, até por questão de segurança e também por não ser permitido dirigir com o carro perfurado.

lula-suspendeu-a-compra-e-venda-de-carros Lula suspendeu a compra e venda de carros blindados?

Tipos de blindagem

No entanto, o que muita gente não sabe é que existem muitos tipos de blindagem. Neste caso, cada tipo vai ter uma variação de preço e, principalmente, uma variação de proteção.

Isso porque, em alguns casos, a blindagem protege apenas contra revólveres convencionais, o que é até o mais comum.

Todavia, nem sempre são suficientes para proteger contra armas mais fortes, como uma submetralhadora. Neste caso, é preciso um outro tipo de blindagem, com uma camada maior e, consequentemente, mais cara.

Antigamente, a blindagem era quase uma exclusividade dos grandes executivos. No entanto, nos dias de hoje, até mesmo pessoas da classe média alta fazem uso da blindagem, não só por estar mais acessível, quanto pela necessidade em si de proteção.

Mas, vale lembrar que, por enquanto, está proibido fazer novas blindagens por conta desse imbróglio criado nas primeiras semanas do novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Então, os motoristas que são proprietários desses veículos blindados vão ter que esperar um pouco mais até que se possa regularizar tudo.

Que assim, nas próximas semanas, se possa voltar a fazer normalmente o serviço de blindagem que vinha feito até o ano passado, quando o mercado apresentou muito aquecimento e uma possibilidade de se ampliar ainda mais.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Lula suspendeu a compra e venda de carros blindados? O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário