Metrô de Cotia/Granja Viana Linha 22 Marrom: Estações, Projeto, Fica pronto quando?

A linha de metrô em Cotia/Granja Viana, conhecido como Linha-22 Marrom ainda está no papel, mas poderá sair em breve na cidade de São Paulo. Essa linha faz parte do projeto de expansão do Metrô de São Paulo e tem como objetivo melhorar a conexão entre a região de Cotia/Granja Viana e outras partes da capital paulista.

metro-de-cotia-granja-viana-linha-22-marrom-estacoes-projeto Metrô de Cotia/Granja Viana Linha 22 Marrom: Estações, Projeto, Fica pronto quando?

A Linha-22 Marrom está prevista para ser construída em duas fases. A primeira fase prevê a construção de 14 estações, ligando a Estação Sumaré da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo à região da Granja Viana, em Cotia.

As estações previstas para a primeira fase são:

  • Estação Sumaré (integração com a Linha 2-Verde);
  • Estação Vila Madalena (integração com a Linha 1-Azul);
  • Estação Perdizes-Pacaembu;
  • Estação Água Branca-Lapa;
  • Estação Lapa (integração com a Linha 8-Diamante da CPTM);
  • Estação Pirituba;
  • Estação Jaraguá;
  • Estação Brasilândia;
  • Estação Vila Nova Cachoeirinha;
  • Estação Perus;
  • Estação Caieiras;
  • Estação Franco da Rocha;
  • Estação Francisco Morato;
  • Estação Granja Viana.

Segundo o projeto a primeira fase da Linha-22 Marrom terá aproximadamente 26,8 km de extensão e atenderá uma demanda estimada de 290 mil passageiros por dia. Além disso a linha contará com trens de alta capacidade e tecnologia de última geração, garantindo mais conforto e segurança aos usuários.

Metrô de Cotia/Granja Viana Linha 22 Marrom: Fase de planejamento

A segunda fase do projeto ainda está em fase de planejamento e não há informações precisas sobre o trajeto e as estações que serão construídas. No entanto a expectativa é que a linha seja estendida até a região de São Roque, também em Cotia, melhorando ainda mais a mobilidade na região.

Vale destacar que a construção da Linha-22 Marrom ainda depende de aprovações e recursos financeiros para sua execução. Portanto não há uma previsão exata para o início das obras ou para a conclusão da linha. Sendo que o projeto é considerado uma prioridade para o governo do estado de São Paulo e deve ser executado no médio ou longo prazo.

metro-de-cotia-granja-viana-linha-22-marrom-estacoes-projeto-fica-pronto Metrô de Cotia/Granja Viana Linha 22 Marrom: Estações, Projeto, Fica pronto quando?

Linhas de metrô em São Paulo

São Paulo a maior cidade do Brasil, possui uma rede de transporte público bem desenvolvida, com várias opções disponíveis, incluindo linhas de metrô. Atualmente existem seis linhas de metrô em operação em São Paulo, que se estendem por mais de 100 km, atendendo a várias regiões da cidade.

Linha 1 – Azul:

A linha 1 – Azul foi inaugurada em 1974 e é a linha mais antiga do metrô de São Paulo. Ela se estende por 20,2 km, com 23 estações, ligando o bairro da Tucuruvi, na zona norte, ao Jabaquara, na zona sul. A linha passa por algumas das principais áreas comerciais e de negócios da cidade, como a avenida Paulista e a região da Consolação.

Linha 2 – Verde:

A linha 2 – Verde foi inaugurada em 1991 e se estende por 14,7 km, com 14 estações, ligando a região da Vila Madalena, na zona oeste, ao bairro de Vila Prudente, na zona leste. É conhecida por passar por algumas das principais áreas culturais da cidade, como o bairro da Liberdade, conhecido como o centro da comunidade japonesa em São Paulo.

Linha 3 – Vermelha:

A linha 3 – Vermelha foi inaugurada em 1979 e se estende por 23,5 km, com 18 estações, ligando a região do Itaquera, na zona leste, ao Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste. A linha é a mais movimentada do metrô de São Paulo, passando por algumas das principais áreas comerciais e turísticas da cidade, como a estação da Sé, o Mercado Municipal e o Parque Dom Pedro II.

Linha 4 – Amarela:

A linha 4 – Amarela foi inaugurada em 2010 e se estende por 8,6 km, com 11 estações, ligando a região do Butantã, na zona oeste, à Luz, na região central da cidade. É operada pela concessionária Via Quatro e é conhecida por ser a primeira linha de metrô sem cobrador de bilhetes no Brasil.

Linha 5 – Lilás:

A linha 5 – Lilás foi inaugurada em 2002 e se estende por 20,1 km, com 17 estações, ligando a região do Capão Redondo, na zona sul, à Chácara Klabin, na zona sul. A linha é conhecida por passar por algumas das principais áreas residenciais da cidade, como o Morumbi e o Campo Belo.

metro-de-cotia-granja-viana-linha-22-marrom-estacoes-projeto-fica-pronto-quando Metrô de Cotia/Granja Viana Linha 22 Marrom: Estações, Projeto, Fica pronto quando?

Linha 15 – Prata:

A linha 15 – Prata é a linha mais recente do metrô de São Paulo, inaugurada em 2014, e é também a primeira linha de metrô automatizada do Brasil. A linha se estende por 15 km, com 11 estações, ligando a região de Vila Prudente, na zona leste, ao bairro de São Mateus, também na zona leste.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Metrô de Cotia/Granja Viana Linha 22 Marrom: Estações, Projeto, Fica pronto quando? O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário