Multa Gravíssima Perde a Carteira

Multa gravíssima perde a carteira? Essa dúvida atinge muitos brasileiros, no texto abaixo explicamos como funcionam as multas no Brasil.

multa-gravissima-perde-a-carteira Multa Gravíssima Perde a Carteira

Nosso país possui o Código de Trânsito Brasileiro, que busca estabelecer regras para a condução de veículos. Logo, todas as questões sobre as multas estão no CTB.

Contudo, existem alguns fatos que confundem os motoristas e no texto a seguir tentamos acabar com elas.

Vamos explicar de forma clara e concisa como funciona o sistema de multas do Brasil. Além disso, você entenderá a diferença dos termos suspensão e cassação. Pois, são dois termos que aparecem muito na mídia, mas quase ninguém entende ao certo como funciona.

Valores das multas

As multas de trânsito buscam punir motoristas imprudentes. Diversas situações são punidas com multa. Porém, além do valor em dinheiro, existe também uma pontuação em sua CNH. Esse, por sua vez, é o maior causador de problemas para os motoristas.

Quando tiramos nossa carteira de motorista recebemos um valor de pontos máximos. Contudo, quando vamos levando multas esse valor vai sendo diminuído, e quando atingimos o máximo nossa CNH é suspensa.

Então, temos que ficar um período sem dirigir nosso carro, e após isso, realizar um curso chamado de reciclagem.

Além disso, as multas variam de leve, média, grave e gravíssima. Cada uma delas possui um valor de pontos.

  • Na infração leve são debitados cerca de 3 pontos
  • Na infração média são 4 pontos
  • Quando a multa é grave são 5 pontos
  • Na gravíssima são 7 pontos

Entretanto, nas multas gravíssimas ainda ocorrem outros perigos, como o de suspensão direta. Um bom exemplo de suspensão é nos casos da Lei Seca.

É de conhecimento geral que bebida e direção não combinam. Porém, alguns motoristas não respeitam isso. Dessa forma, quando parados em blitz perdem o veículo, a CNH e ainda são detidos.

Porém, a suspensão não significa perder a CNH de vez. Confira abaixo mais sobre isso.

multa-gravissima-perde-a-carteira-1 Multa Gravíssima Perde a Carteira

Diferença de suspensão e cassação

Para acabar com a multa de uma vez por todas, vamos explicar sobre a suspensão e cassação. Pense em uma escola, quando o aluno é suspenso ele fica alguns dias sem poder frequentar a aula.

Portanto, isso serve como aviso para que os erros não se repitam. Contudo, quando o aluno sofre a chamada expulsão ele precisa mudar de escola.

Assim acontece com a CNH. Quando o condutor tem sua CNH suspensa, ele perde o direito de dirigir por certo tempo.

Contudo, em alguns casos a CNH é cassada. Nesses casos a perda do direito é definitiva.

Logo, a melhor maneira de evitar perder sua CNH é dirigindo com cautela. Respeite o trânsito e siga tudo da melhor forma possível.

A multa gravíssima é uma das causadoras da suspensão ou cassação. Porém, nem todos os casos ocorrem. Veja no próximo tópico mais sobre o processo das multas.

multa-gravissima-1 Multa Gravíssima Perde a Carteira

Multas gravíssimas podem cassar a CNH

Pois é, as multas gravíssimas podem tirar seu direito de dirigir. Nosso país possui um sistema de pontos, e já explicamos isso. O objetivo é impedir os crimes de trânsito mais graves.

Assim sendo, alguns geram apenas a perda de pontos. Mas nesses casos ocorre também a diminuição do máximo de pontos da CNH. Quando não levamos nem uma multa, nossa CNH fica com o máximo de 40 pontos atingidos.

Porém, quando levamos apenas uma multa gravíssima, esse número diminui para 30. E caso venhamos a ganhar mais uma multa gravíssima, esse número cai para 20.

Porém, isso se as multas ocorrerem no prazo de 12 meses. Mas não para por aí, pois se atingirmos o máximo de pontos, nossa carta é suspensa. E aí deixamos de ter o direito de dirigir.

Todavia, essa situação muda caso a mesma infração ocorra duas vezes. Assim sendo, a multa gravíssima pode gerar um processo de cassação. Dessa forma, caso o motorista não consiga realizar uma boa defesa, ele perde seu direito de dirigir. Para saber mais clique aqui.

Processo de cassação

O processo de suspensão pode durar em média 2 anos. Todavia, quando a CNH é cassada, o motorista não pode mais reaver sua CNH. Essa é uma forma mais dura do Detran em punir os infratores.

Assim sendo, em casos graves como reincidência de infração ou até crime como homicídio no trânsito geram a cassação

Todavia, a cassação não significa que o condutor não irá poder dirigir de novo. Pois, após um período o condutor poderá fazer o curso, como se fosse sua primeira CNH. Então, deverá passar pelo exame de psicotécnico, autoescola e tudo mais.

Portanto, o processo de cassação por multa gravíssima é diferente da suspensão. Lembrando que, a multa gravíssima não gera de forma automática o processo de cassação.

Contudo, ela é um requisito para gerar a perda definitiva da sua CNH. Logo, tome cuidado e dirija com cautela. Dessa forma, evita todos esses problemas.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Multa Gravíssima Perde a Carteira O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário