Onde encontro o número do PIS na Carteira de Trabalho
Você sabe onde fica o numero do PIS? Todos os trabalhadores precisam saber onde está o número do PIS na carteira de trabalho antiga, pois esse número é um dos requisitos para obter benefícios de aconselhamento como o FGTS.
Hoje vamos tirar todas as dúvidas referentes a esse número, e te ajudar a encontrá-lo na carteira de trabalho. Continue lendo o artigo abaixo para tirar todas as suas dúvidas!
Primeiro, você sabe o que é o PIS?
O PIS é uma sigla para a palavra: Programa de Integração Social. O PIS é um imposto pago pelas empresas sobre os empregados do setor privado. É por meio dele que os empregados recebem benefícios como seguro-desemprego e FGTS.
Para conseguir obter o PIS, o cidadão precisa se inscrever no programa no primeiro emprego. E esse cadastro é obrigatório e feito apenas uma vez (não precisa repetir esse processo toda vez que mudar de emprego).
Por exemplo, se você quiser sacar o FGTS, precisará ter em mãos o número do PIS. Este código pode ser consultado através dos serviços disponíveis na Caixa Econômica Federal.
Sendo assim, o PIS é tanto uma obrigação dos empregadores que devem pagar esse imposto quanto um direito dos trabalhadores que podem sacar o abono salarial.
Como funciona o PIS no MEI?
O PIS na contabilidade do empreendedor, deve estar sempre em dia para evitar problemas com a Receita Federal. Veja abaixo informações importantes sobre o PIS para o MEI:
- MEI é um empresário que possui seu próprio negócio, então não possui direito a receber abono salarial, a não ser que ele exerça outra atividade com carteira assinada
- O MEI que possuir empregados, deve cadastrá-los no PIS para que estes recebam o abono salarial
Onde fica o numero do PIS na carteira de trabalho?
No novo modelo de carteira de trabalho, é fácil encontrar o número do PIS. Ele está localizado acima da primeira página do documento, em um campo de 11 dígitos denominado “PIS/PASEP”.
Caso os funcionários não encontrem o número PIS na página inicial, é recomendável procurar o número na seção de Instruções Gerais.
No entanto, pode ser mais difícil encontrar o PIS em arquivo se o trabalhador tiver uma versão mais antiga da carteira de trabalho. Nesse caso, o número pode ser registrado no cartão da Caixa Econômica Federal.
O número do PIS pode ser encontrado facilmente no cartão cidadão, extratos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou em agências da Caixa Econômica. Além disso, também é possível encontrar nos contratos assinados na carteira de trabalho digital.
Como consultar o número do PIS?
É possível consultar o número do PIS através da Carteira de Trabalho Digital, sendo um aplicativo gratuito para computador e celular. Veja como fazer:
- Através do seu celular, abra a loja de aplicativo e procure por “Carteira de Trabalho Digital” e faça a instalação
- Depois entre com seu CPF e clique em “Contratos”
- Escolha a opção “+” para abrir os detalhes do contrato
- Em seguida poderá ver o número do PIS
É importante ressaltar que, com a carteira de trabalho digital, o trabalhador é identificado pelo CPF no momento da contratação. Agora confira como fazer a consulta através do computador:
- Primeiro entre no Portal Emprega Brasil
- Depois entre com login e senha de acesso do portal gov.br
- Após fazer o login, selecione “consultar abono salarial”
Consultar PIS na Caixa Econômica
- Entre no site oficial da Caixa Econômica Federal
- Insira o seu CPF
- Siga os passos que aparecerem na tela
A consulta também pode ser feita no aplicativo Caixa Trabalhador, confira:
- Primeiro baixe o aplicativo nas lojas de apps, busque por Caixa Trabalhador e faça a instalação
- Clique em “Acessar” e informe o seu CPF, depois aperte em “próximo”
- Procure pela opção “meu inss”
- Informe o número do PIS
Consultar o número do PIS com o CPF?
Caso você não tenha encontrado o número do PIS na carteira de trabalho atual ou antiga, é possível conferir o benefício utilizando o seu CPF. Para isso, veja como acessar o site e os passos para consultar:
- Acesse o portal oficial do “Meu INSS”
- Clique em “Entrar com gov.br”
- Depois informe seu CPF
- Escolha a opção “Meu Cadastro” e espere as informações serem carregadas
Quem tem direito ao PIS 2024?
Os trabalhadores que têm direito ao PIS 2024 devem ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano de 2020. Para conseguir ter acesso ao saque, é preciso cumprir os requisitos abaixo:
- Ser cadastrado no PIS/PASEP por pelo menos cinco anos
- Ter recebido remuneração mensal de até dois salários mínimos durante o ano base 2020
- Ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano base
- Ter os dados informados pelo empregador de forma correta na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)consultar o saldo do PIS
Para consultar o saldo do PIS, siga os passos abaixo:
- Abra o site da Caixa Econômica
- Selecione “Benefícios e programas”
- Depois siga para Benefícios do Trabalhador
- Selecione PIS
- Em seguida clique em “consultar pagamento”
Preencha todos os dados solicitados, número do PIS e senha. Depois de acessar, você poderá ver um painel de consulta do extrato com informações de valores e pagamentos efetuados ou à receber.
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