10 maiores refinarias de petróleo no Brasil (Saiba quantas existem)

Atualmente, 177 países possuem refinarias em operação, com uma capacidade instalada total de destilação de pouco mais de 93 milhões de barris por dia, segundo a Evaluate Energy. Em 177 países, observou-se que as 20 maiores refinarias detêm quase 75% da capacidade total instalada, enquanto as 10 maiores refinarias detêm 60% da capacidade global total de refino. Os EUA e a China têm um terço da capacidade de refino do mundo, com a América do Norte liderando o caminho. O Brasil é o oitavo maior complexo de refino do mundo em capacidade instalada. O parque de refinarias dos EUA é também o parque com o maior número de refinarias do mundo, é a particularidade da indústria norte-americana e o berço da maior empresa petrolífera. Não é à toa que as maiores refinarias também são grandes importadoras de petróleo, além da Rússia, Arábia Saudita e Irã O Brasil é o maior refinador da América Latina e apesar de aparecer como importador de petróleo na Tabela 2, na verdade o país é importador de derivados, pois os cálculos de consumo desta tabela também incluem o consumo de biocombustíveis (etanol e biodiesel). A Petrobras possui 13 das 17 refinarias do Brasil, respondendo por 98% da capacidade de refino do país. Por isso, nesse artigo falaremos tudo sobre as 10 maiores refinarias de petróleo no Brasil, além de falar um pouco sobre as refinarias e a importância do petroleo hoje. Acompanhe!

top10_refinaria-de-petroleo- 10 maiores refinarias de petróleo no Brasil (Saiba quantas existem)

Como funcionam as refinarias?

O primeiro passo do funcionamento de uma refinaria é a sua coluna de fracionamento, o aquecimento do petróleo ocorre torres de aço gigantescas divididas horizonramente que ficam mais frias mais perto do topo. O segundo passo é a evaporação, que é acompanhada de muitas etapas de condesação (transformação do gás ao líquido). E assim, em cada nível de condensação, obtem-se os derivados de petróleo.

Portanto, uma refinaria é estruturada para processar petróleo e obter diversos derivados. Os principais produtos que são formados e obtidos nas refinarias são gasolina, gás liquefeito de petróleo, diesel, querosene para diversos fins, parafina, querosene para iluminação, solventes e muitos outros. Grande ou maior parte das refinarias são encontradas perto dos maiores pontos de produção de petróleo, das cidades industrializadas e dos centros populosos. É uma grande estratégia para diminuir os custos da viagem do produtor até seu destino final, o consumidor. O petróleo é hoje a principal fonte de energia e é um combustível fóssil. É formado pela decomposição da matéria orgânica (restos de animais e plantas) que foi submetida a milhões de anos de alta temperatura, pressão do solo, baixo oxigênio e outros fatores para formar depósitos de petróleo. Depois da extração, esse petróleo que é obtido na sua forma bruta, passa por várias etapas de transformação em refinarias. O objetivo principal desta etapa é separar os tipos de hidrocarbonetos presentes no petróleo.  Ou seja podemos afimar que o trabalho das refinarias é transformar o óleo bruto que é extraido dos campos em diversos produtos que nós utilizamos no nosso dia a dia.

refinadores_De_petroleo_no_Brasil 10 maiores refinarias de petróleo no Brasil (Saiba quantas existem)

Top 10 maiores refinarias de petróleo do país

1. Refinaria de Paulínia (Replan): localizada no município de Paulínia (SP). Maior refinaria do Brasil com capacidade diária de processamento de 435 mil barris de petróleo.
2. Refinaria Abreu e Lima: localizada no município de Ipojuca, litoral sul de Pernambuco. Atualmente ela aguenta cerca de 235 mil barris por dia.
3. Refinaria de Capuava (revisão): localizada no município de Mauá (SP). Tem capacidade de processamento de 8.500 metros cúbicos de petróleo por dia (aproximadamente 52.000 barris de petróleo).

4.  Refinaria Alberto Pasqualini (Refap): localizada na cidade de Canoas (Rio Grande do Sul). Processa cerca de 32.000 metros cúbicos de petróleo por dia.
5. Refinaria de Capuava (revisão): localizada no município de Mauá (SP). Tem capacidade de processamento de 8.500 metros cúbicos de petróleo por dia (aproximadamente 52.000 barris de petróleo).
6. Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj): localizado no distrito de Itaboraí (Rio de Janeiro). Sua capacidade de processamento de petróleo é de 170 mil barris por dia.
7. Refinaria Duque de Caxias (Reduc): localizada na cidade de Duque de Caxias (Rio de Janeiro). Essa refinaria processa cerca de 239 mil barris por dia.
8. Refinaria Gabriel Passos: localizada na cidade de Betim (Minas Gerais). Tendo como capacidade de processamento 155 mil barris diários.
9. Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar): localizada no município de Araucária (PR). Sua capacidade de processamento de petróleo é de 35.000 barris por dia.

10_maiores_refinarias_De_petroleo 10 maiores refinarias de petróleo no Brasil (Saiba quantas existem)

10. Refinaria Henrique Lage (Revap): localizada na cidade de São José dos Campos (SP). Atualmente, processam mais de 250 mil barris por dia. Sendo hoje uma das maiores do nosso pais.

Esse texto te ajudou de alguma forma? Então, se você gostou continue acompanhando o nosso blog, além disso esse texto pode ajudar alguem! Compartilhe esse texto com seus amigos próximos e nas suas redes sociais e caso tenha restado algum tipo de dúvida deixe um comentário aqui em baixo, nós adoramos responder vocês! Não se esqueça de pesquisar sempre em sites seguros e de confiança para saber mais informações.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 10 maiores refinarias de petróleo no Brasil (Saiba quantas existem) O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário