Eleições 2023: Acompanhar Apuração em Tempo Real

As Eleições 2023 estão aí e, no dia 2 de outubro, acontece a votação para o primeiro turno em todos os estados brasileiros. Com isso, é a hora de tentar acompanhar a apuração das urnas em tempo real.

eleicoes-acompanhar-apuracao-em-tempo-real Eleições 2023: Acompanhar Apuração em Tempo Real

Isso é possível hoje em dia por conta das urnas eletrônicas, que permitem esse acompanhamento online. Uma das possibilidades é pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que permite ver online também tem o aplicativo específico para acompanhar a votação.

É possível acompanhar pelos grandes portais

Além disso, os grandes portais de imprensa brasileiros, como o G1, que é da Globo, e Uol, fazem essa transmissão ao vivo. E, como funciona?

Neste caso, assim que uma urna é fechada e levada para a sede do Cartório eleitoral da cidade, ela é aberta, se retira o cartão de memória e se coloca no sistema. Assim, automaticamente os números já vão aparecendo e se somando.

Normalmente, ainda mais em cidades pequenas, as votações têm os resultados finalizados em poucas horas. Como a votação acontece até às 17h, apenas depois disso é que as urnas podem ser abertas no cartório eleitoral.

Então, com todo o país já apurado, começa a contagem dos votos via urnas eletrônicas, que são seguras e confiáveis. Aliás, o Brasil adotou a urna eletrônica pela primeira vez em 1996.

Contudo, na época apenas algumas cidades utilizavam a urna eletrônica. Mas, agora, esse benefício já vale para o país inteiro.

Assim, até mesmo as comunidades mais remotas recebem a urna eletrônica, onde só é possível votar eletronicamente. No máximo, no dia seguinte todos os resultados já estão prontos e auditados.

eleicoes-acompanhar Eleições 2023: Acompanhar Apuração em Tempo Real

Acompanhar apuração vira atração

Como são muitos cargos, é possível acompanhar tudo em tempo real, diretamente dos sites acima citados. Com isso, não temos como não acreditar que os resultados sejam verdadeiros.

Com isso, dá para visualizar os votos de uma cidade específica, de um estado, ou a parcial geral do país inteiro. E, tudo isso, em tempo real. Assim, dá para saber o desempenho dos seus candidatos, até mesmo digitando os nomes deles no site para acompanhar.

Depois, poderá ainda haver o segundo turno das eleições, em novembro, caso os candidatos não sejam eleito com maioria de votos no primeiro turno. Para que isso aconteça, o candidato tem que ter 50% dos votos + 1 para conseguir ver.

As emissoras de televisão e rádio também vão fazer acompanhamentos em tempo real de todo o processo de apuração. Assim, também passam a ser importantes meios de comunicação para acompanhar tudo.

eleicoes-acompanhar-apuracao Eleições 2023: Acompanhar Apuração em Tempo Real

Quais os cargos das eleições 2023?

Agora, em 2023, o Brasil terá o que se chama de eleições majoritárias. Isto é, para os principais cargos do país, exceto prefeitos e vereadores.

Desse modo, vai escolher o próximo presidente do Brasil, por mais quatro anos. Caso não tenha sido eleito antes, terá a possibilidade de tentar a reeleição por quatro anos a mais, conforme permite a Constituição.

Além disso, ainda poderá escolher o senador. Neste caso, podemos escolher dois candidatos por estado. Neste caso, inclusive, a votação acontece por estado. Ou seja, o eleitor só pode votar no candidato a senador de seu próprio estado.

Ainda na questão estadual, há a eleição para o cargo de governador. Desse modo, os 26 estados brasileiros e mais o distrito federal vão escolher os seus governantes para os próximos quatro anos.

Assim como a eleição presidencial, no caso dos governadores também só podem se reeleger mais uma vez. Caso já estejam no primeiro mandato, não poderão concorrer novamente ao término do segundo.

Além disso, a eleição de 2023 também vai eleger os deputados federais, que serão os representantes do povo em cada estado no Congresso Nacional.

Neste caso, o voto vai para o partido e, dependendo do coeficiente eleitoral, será eleito ou não. Por isso, muitas vezes um candidato tem até mais votos, mas não é eleito, pois, o partido não teve votos suficientes.

Por fim, ainda teremos a eleição para deputados estaduais. Neste caso, eles serão representantes do povo na Assembleia Legislativa de cada estado. Logo, os deputados estaduais terão a missão de fiscalizar as ações do governo estadual.

Ao contrário dos governadores e presidentes, os deputados não têm limite para reeleição e podem concorrer sempre a cada quatro anos, mesmo que estejam eleitos. Neste caso, vale o mesmo para os senadores.

Na prática, o Senador é o representante do estado no Congresso Nacional. Enquanto isso, o deputado federal é o representante do povo no Congresso.

Então, para deputados e senadores, não há segundo turno nas eleições. Mas todos os eleitos, independentemente da função, assumem seus cargos no dia 1º de janeiro de 2023.

Assim, o Brasil tem eleições a cada dois anos. Depois dessa majoritária, tem eleição para prefeitos e vereadores em 2024, com um novo período eleitoral em todo o país.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Eleições 2023: Acompanhar Apuração em Tempo Real O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário