O que é meia entrada? Saiba quem tem direito

A meia entrada já virou uma importante cultura em praticamente todos os eventos que acontecem no Brasil. Afinal de contas é a grande oportunidade de se conseguir desconto em algo e ainda conseguir curtir com a mesma qualidade.

o-que-e-meia-entrada-saiba-quem-tem-direito O que é meia entrada? Saiba quem tem direito

No entanto não é todo mundo que tem esse direito e portanto, é algo específico. Logo neste post, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e se aprofundar na situação. Até porque a meia entrada já é lei em vários lugares, onde as pessoas podem usar de forma adequada esse direito.

Assim vai sempre pagar 50% do valor total, minimizando o impacto no orçamento da pessoa quando estiver em algum evento, curtindo e tendo sempre novas experiências.

Afinal quem tem direito à meia entrada

Agora vamos falar um pouco mais sobre quem tem o direito à meia entrada, algo que exige muitos critérios e permite que muita gente consiga esse benefício. Então vamos começar falando dos estudantes.

Neste caso eles têm a possibilidade de conseguir meia entrada em diversos tipos de eventos, como shows, peças de teatros e cinemas, além de jogos esportivos entre outras coisas. Mas esses são os principais para esses grupos.

Assim para quem está em um período de dedicação ao estudo e ao trabalho, é uma importante maneira de ter um determinado incentivo. Com isso vai conseguir pagar mais barato em um momento de descanso e lazer, onde poderá ter essa economia.

Mas para conseguir esses benefícios da meia entrada, é extremamente necessário que esteja matriculado em algum curso, seja ele secundário ou universitário. E também precisa apresentar a carteirinha de estudante, para garantir os descontos.

E se caso chegue a um evento e não consiga, poderá protestar e cobrar juridicamente esse direito. Afinal de contas é um direito garantido, onde quem é estudante não pode ser prejudicado.

o-que-e-meia-entrada-saiba-quem-tem O que é meia entrada? Saiba quem tem direito

Aposentados também têm direito

Outro grupo que tem direito ao benefício da meia entrada é o dos aposentados. Isso porque eles também essa possibilidade, até por conta dos anos e anos trabalhados. Assim para quem tem mais de 60 anos, pode também solicitar meia entrada em eventos.

Inclusive em alguns casos específicos, como o transporte público os idosos têm direito até mesmo à gratuidade. No entanto esse seria o foco para uma matéria, em outra oportunidade.

Agora, o foco é na meia entrada, que é algo que, também, muitas vezes gera dúvidas nas pessoas que vão se beneficiar. No entanto, os cartões de  idosos são documentos válidos na hora de requerer a meia entrada nos eventos.

Neste caso deles, vale a mesma regra e o mesmo tipo de atrativos dos estudantes. Ou seja cinemas, teatros, shows e eventos esportivos, entre outros. Então a meia entrada tem todas essas funções para os eventos mais importantes.

E voltando a falar especificamente dos estudantes, é interessante ressaltar que devem ter as carteirinhas específicas para comprovar. Caso contrário se não tiver nenhum tipo de comprovante, não poderá ter o benefício à meia entrada nos eventos. E não terá como pleitear sem ter um comprovante.

o-que-e-meia-entrada O que é meia entrada? Saiba quem tem direito

Momento de inclusão e integração

Agora, muita gente também fica se perguntando sobre o principal motivo de se ter direito a meia entrada para esses grupos. Inclusive há quem conteste esses direitos conquistados. No entanto também vale ressaltar que a meia entrada, é extremamente importante para estudantes e também para os idosos.

Mais que um simples incentivo, também é uma forma de inclusão e integração com a sociedade. Por exemplo no caso dos idosos, nem sempre a aposentadoria consegue contemplar todas as necessidades e direitos deles.

Assim se conseguir pagar meia entrada em eventos e atrativos de lazer, já seria uma forma importante e eficiente de integra-los na sociedade. Assim também poderá minimizar a diferença existente entre as classes, garantindo maior acesso para esse grupo.

No caso dos estudantes também tem essa questão da integração social, e também a questão da inclusão. Como dito antes muitos acabam dedicando boa parte do tempo aos estudos, assim nem todos podem ou conseguem trabalhar nesse período.

E quando conseguem trabalho, muitas vezes é com um salário mais baixo e sem muitas condições de lazer. Então é aí que também entra a questão da meia entrada, uma forma de fazer com que os jovens também consigam se beneficiar. E consigam atender aos seus interesses de lazer e diversão.

Ainda mais em tempos de crise pós-pandemia e de momentos onde as pessoas encontram ingressos caros para muitos eventos. Por fim, há também os casos em que os organizadores dos eventos já cobram meia entrada de todo mundo.

Assim quem naturalmente já tem o direito a conseguir meia entrada, automaticamente vai entrar sem nem precisar mostrar os documentos na hora de entrar no determinado evento.

E neste caso as demais pessoas também vão acabar indiretamente, se beneficiando dessa possibilidade de se usar a meia entrada. Para ir a um determinado evento de lazer e entretenimento.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news O que é meia entrada? Saiba quem tem direito Em 2024 teremos novidades!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário