Situação dos Mananciais em 2024: Como ver nível dos reservatórios hoje

A água é um dos recursos essenciais básicos para a vida humana, e conhecer a situação dos reservatórios é uma questão de segurança. Pois, apesar do nosso país ter diversos rios e nascentes espalhadas por todo o território, em algum momento estes ficam sem água.

situacao-dos-mananciais-como-ver-nivel-dos-reservatorios-1 Situação dos Mananciais em 2024: Como ver nível dos reservatórios hoje
Luiz Moura

Dessa forma, é importante ficar de olho para não ser pego de surpresa com a falta de água. E uma das melhores maneiras de fazer isso é observando o nível dos mananciais, mas sabemos que nem todos sabem como realizar isso.

Por esse motivo, decidimos criar esse artigo, para contar um pouco sobre os mananciais, como eles são importantes e como conferir a situação em que se encontram.

Dessa forma, você ficará tranquilo e poderá se preparar para momentos em que este estiver com pouca água.

Então, se quer conferir todas essas informações, é só continuar a leitura!

Afinal, o que são os mananciais?

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o que são os mananciais de fato, pois ouvimos esse termo com frequência. Porém, apesar disso, muitos não fazem ideia do que se trata e com isso deixam de entender a importância do item.

Todos sabem que um dos requisitos básicos para a vida humana é a água, e que sem ela a vida não iria existir. Temos oceanos incríveis, com uma quantidade absurda de água, mas água salgada.

Nós humanos precisamos de fontes da chamada água doce, para a manutenção do nosso corpo. Contudo, essas fontes são escassas, e é preciso cuidar muito bem delas para que a vida seja mantida.

A água doce surge a partir de nascentes, que também são chamadas de mananciais. Porém, os mananciais são as fontes que podem ser consumidas pela população de um município.

São chamadas de mananciais todas as fontes de água doce que podem ser usadas pelos serviços de abastecimento. Dessa forma, os rios, riachos, represas e lagos podem ser considerados.

Mas para que eles possam servir ao público eles precisam estar em um nível adequado, e em períodos de seca a preocupação surge. Por esse motivo, é importante conferir como anda a situação desses mananciais com frequência.

Gestão de recursos hídricos

A Sabesp é a principal empresa responsável pelo controle e distribuição dos recursos hídricos do estado de São Paulo. Portanto, a empresa pública sempre busca formas de criar e melhorar serviços para tornar a distribuição de água mais eficiente.

Assim sendo, uma das soluções criadas foi o Centro de Controle dos Mananciais (CCM). Criada em 1998, a ferramenta já avançou bastante, e hoje ela usa a tecnologia como principal aliada.

Dessa forma, através de uma rede online de medição, a Sabesp consegue analisar a situação exata dos mananciais. Então, é possível conferir os níveis dos mananciais, como está o volume de água e muito mais.

Porém, para tornar o sistema ainda melhor, a Sabesp passou a oferecer todos esses dados na internet. Isso mesmo, agora você pode ficar de olho em boletins, relatórios e entender se é momento de se preocupar com os mananciais.

Então, para ter acesso a todos esses dados, você só precisa clicar aqui e conferir como anda o volume armazenado e a situação geral dos mananciais. No momento, a situação está boa, mas não o ideal.

Mas é bem difícil voltar aos 100% inicial, pois o uso de recursos hídricos estão cada vez maiores. Para conferir o portal com as informações completas é só clicar aqui.

situacao-dos-mananciais-como-ver-nivel Situação dos Mananciais em 2024: Como ver nível dos reservatórios hoje

Chuvas estão melhorando os níveis dos mananciais

O mês de janeiro está sendo excelente para os recursos hídricos, pois a chuva frequente está subindo os níveis de diversos mananciais. Por exemplo, o Sistema Cantareira foi um dos mais afetados durante os períodos sem chuva.

Ele chegou a níveis alarmantes, mas no momento a grande quantidade de chuva está ajudando muito o sistema. No momento, ele está operando com cerca de 50% de toda a capacidade.

Ainda não é o ideal, mas já é uma ótima notícia para os moradores de São Paulo, que podem contar com mais de 476 bilhões de litros de água. O número é um dos maiores já observados no sistema desde 2017.

A expectativa é que esse percentual suba ainda mais, visto que as chuvas não pretendem parar tão cedo.

Economia de água

Para auxiliar os mananciais, é importante que a população comece a tomar alguns cuidados.

Portanto, busque criar rotinas para economizar água, e ajude os mananciais a retornarem aos seus volumes mais cheios.

Sabemos que o uso cotidiano não é o maior causador do desperdício de água, mas se não tomarmos atitudes em casa, fica bem pior. Pois, apesar da situação da água estar melhorando, o recurso não é renovável.

Então, se não criarmos estratégias de economia, logo os sistemas de mananciais ficarão sem água. E não perca tempo, fique de olho nos níveis dos reservatórios, e evite ficar sem água.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Situação dos Mananciais em 2024: Como ver nível dos reservatórios hoje O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário